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VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UNIOESTE 2018)Sobre o carter social da educao, as

(UNIOESTE 2018) 

Sobre o caráter social da educação, assinale a afirmativa INCORRETA

A

Para Durkheim, a educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontrem ainda preparadas para a vida social; tem por objetivo suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política, no seu conjunto, e pelo meio especial a que a criança particularmente se destine.

B

Para Weber, a educação é racionalizadora: o Estado precisa de uma burocratização e um direito racional, assim como as empresas capitalistas precisam de funcionários lógicos, que visem ao maior= lucro, e saibam se basear no cálculo de custos e benefícios. Em uma educação racionalizada, o homem é desencantado, livre de concepções mágicas, obediente ao direito racional.

C

Para Karl Marx, a educação escolar vem desempenhar o papel de transmissora da ideologia dominante; é o elemento responsável por inculcar em todos os indivíduos os valores e as ideias da classe dominante como a única visão correta do mundo. Assim, as regras de funcionamento da escola e os seus conteúdos contribuem para reproduzir a desigualdade da sociedade capitalista

D

Para Durkheim, o objetivo da educação é constituir em nós um ser social. Em cada um de nós, podese dizer que existem dois seres, um constituído de todos os estados mentais que só se relacionam conosco mesmos e com os acontecimentos de nossa vida pessoal; é o que se poderia chamar de ser individual. E o outro é um sistema de ideias, sentimentos e hábitos, que exprimem  em nós não a nossa individualidade, mas o grupo ou os grupos diferentes dos quais fazemos parte.

E

Para Auguste Comte, a educação é socialmente conduzida a três tipos de finalidades: despertar o carisma; preparar o aluno para uma conduta de vida; e transmitir conhecimento especializado. A educação deixa gradualmente de ter como objetivo a formação do homem para o exercício da cidadania no contexto social e passa a formar o especialista funcional que o capital precisa