ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(Unioeste 2019)O filósofo francês, Michel Foucault

(Unioeste 2019)

O filósofo francês, Michel Foucault, ao iniciar os estudos sobre arquitetura hospitalar na segunda metade do século XVIII, percebeu que grande parte dos projetos arquitetônicos tinham como característica uma centralização do olhar voltada para indivíduos, corpos e coisas. Segundo Foucault, os modelos arquitetônicos seguiam os princípios formulados por Jeremy Bentham em sua obra “O Panopticon”, publicada no final do século XVIII. Foucault encontrou o mesmo princípio do panopticon na arquitetura das escolas, nos hospitais e, sobretudo, nos grandes projetos prisionais do início do século XIX. Em 1975, ele retoma o tema em sua obra “Vigiar e Punir”, quando se refere ao tema da tecnologia de poder e o da vigilância no sistema prisional. Sobre o panopticon, é CORRETO afirmar.

A

O princípio arquitetônico prisional do panopticon segue a lógica da masmorra, cuja função é trancar e privar o preso da luz solar.

B

No princípio arquitetônico prisional do panopticon, as celas não são trancadas e permitem ao preso a liberdade de contato com outros presos sem que seja vigiado.

C

O princípio do panopticon é baseado na privacidade do preso e na invisibilidade de suas ações. O detento nunca é vigiado em sua cela.

D

O modelo arquitetônico prisional do panopticon necessita de muitos vigilantes e o custo do sistema é muito alto para ser mantido pelo Estado.

E

O modelo arquitetônico prisional do panopticon foi pensado como um espaço fechado em forma de círculo, com uma torre no centro. Todos os movimentos das celas são controlados e registrados por um sistema de vigilância ininterrupto.