ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(Unisc 2015) Rapazes delicados, que certamente não

(Unisc 2015)  “Rapazes delicados, que certamente não teriam desejado enfiar uma baioneta na barriga de uma jovem aldeã grávida, podiam com muito mais facilidade jogar altos explosivos sobre Londres ou Berlim, ou bombas nucleares em Nagasaki. Diligentes burocratas alemães, que certamente teriam achado repugnante tanger eles próprios judeus mortos de fome para abatedouros, podiam organizar os horários de trem para o abastecimento regular de comboios da morte para os campos de extermínio poloneses, com menos senso de envolvimento pessoal. As maiores crueldades de nosso século foram as crueldades impessoais decididas a distância, de sistema e rotina, sobretudo quando podiam ser justificadas como lamentáveis necessidades operacionais”.

HOBSBAWN, Eric. Era dos Extremos: o breve século XX (1914-1991). 2.ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2003. p. 57

São afirmativas corretas sobre a Segunda Guerra Mundial.

I. O apertar de um botão ou o manuseio de uma alavanca distanciaram o ato de matar de um envolvimento pessoal, pois as crueldades tornaram-se impessoais quando justificadas em atos operacionais.
II. O grande número de mortes possui relação somente com o ódio aos judeus propagado pelo governo alemão.
III. A larga utilização de recursos tecnológicos e de sistemas eficientes de organização certamente tiveram pouca ou nenhuma influência na destruição de vidas humanas durante o conflito.
IV. Teve como característica a destruição racionalizada de vidas humanas, de maneira sistemática e eficiente, nos campos de extermínio alemães.

Assinale a alternativa correta.

A

Somente as afirmativas I e IV estão corretas.

B

Somente a afirmativa III está correta.

C

Somente as afirmativas II e III estão corretas.

D

Somente a afirmativa II está correta.

E

Todas as afirmativas estão corretas.