Gabarito UPE - Provas Anteriores

ITA
IME
ENEM
FUVEST
UNICAMP
UNESP
ESPCEX
AFA
Questão
2018Biologia

(SSA- UPE - 2017 - Adaptado)Analise as informaes a seguir: Admita que a cor das asas das joaninhas determinada por dois alelos codominantes. O alelo V forma o pigmento vermelho, e sua frequncia allica de p=0,58. Por sua vez, o alelo A forma o pigmento amarelo, e sua frequncia allica de q=0,42. As joaninhas de asas vermelhas esto bem camufladas dos predadores, enquanto as de asas laranjas e amarelas esto razoavelmente camufladas. Apesar de as condies de equilbrio de Hardy-Weinberg no serem alcanadas na natureza, considere que a populao numerosa, os cruzamentos so aleatrios e nenhum fator evolutivo est ocorrendo, o que permite aplicar a frmula p2+2pq+q2=1. Desse modo, qual a frequncia esperada de heterozigotos para a populao de joaninhas?

Questão
2018Biologia

(UPE - 2018) Observe as imagens a seguir: Faa aCORRETAassociao entre o tipo (A, B e C), a origem (I, II e III) e as caractersticas histolgicas e a funo dos tecidos.

Questão
2018Biologia

(Upe-ssa 3 2018) Um grupo de estudantes do ensino médio realizou uma pesquisa para fins de trabalho escolar e encontrou a seguinte afirmação em um dos livros de Biologia (...) houve intercâmbio de matéria e energia entre os organismos e o meio abiótico. Partiram para uma discussão em grupo, buscando a melhor definição e chegaram à conclusão de que esse é um conceito que define:

Questão
2018Filosofia

(UPE/2018) Sobre a dimensão do homem na perspectiva existencialista, considere o texto a seguir: O homem, tal como o concebe o existencialista, se não é definível, é porque primeiramente não é nada. Só depois será alguma coisa e tal como a si próprio se fizer. Assim, não há natureza humana, visto que não há Deus para a conceber. (SARTRE, Jean-Paul. O Existencialismo é um Humanismo. São Paulo: Abril Cultural, 1973, p. 12). O enfoque existencialista questiona o modo de ser do homem. Entende esse modo de ser como o modo de ser-no-mundo. Na perspectiva existencialista, sobre o homem, assinale a alternativaCORRETA.

Questão
2018Filosofia

(UPE/2018) Sobre a Liberdade Humana, analise os textos a seguir É o que traduzirei dizendo que o homem está condenado a ser livre. Condenado porque não se criou a si próprio; e, no entanto, livre porque, uma vez lançado ao mundo, é responsável por tudo quanto fizer. (SARTRE, Jean-Paul. O existencialismo é um Humanismo. São Paulo: 1973, p. 15.) Com base no pensamento filosófico de Sartre sobre a liberdade, assinale a alternativaCORRETA.

Questão
2017Matemática

As medidas dos lados AB, BC e CA de um triângulo ABC formam, nessa ordem, uma progressão aritmética. Qual é a medida do perímetro desse triângulo?

Questão
2016Biologia

(UPE 2016) Com base no cladograma simplificado dos vertebrados, assinale aalternativa CORRETA.

Questão
2016Biologia

(UPE 2016) O coqueiro, Cocus nucifera, é uma das espécies de palmeira com maior distribuição na zona tropical, por causa de sua pouca exigência nutricional e de sua facilidade em se dispersar pelos mares e ter um sistema de sustentação resistente aos fortes ventos e ao solo arenoso do litoral. O seu caule apresenta nós e entrenós bem visíveis, mas com folhas apenas no ápice, que, por sua vez, é classificado como

Questão
2016Biologia

(UPE2016) Os manguezais são florestas inundadas diariamente pelas marés, com árvores adaptadas às variações de salinidade ao longo do dia. Essa incrível adaptação aconteceu há 50 milhões de anos, quando as angiospermas evoluíram a fim de conquistar o ambiente estuarino. Entretanto, outras adaptações foram necessárias à conquista definitiva do ambiente do entremarés. Quanto à reprodução e à dispersão das espécies típicas de mangues, é CORRETO afirmar que produzem

Questão
2016Biologia

(UPE 2016) Sobre o desenvolvimento embrionário após a fecundação, observe as figuras abaixo: A figura A representa o tipo de ovo e sua segmentação, e a figura B, os animais que possuem essa fase em seu desenvolvimento embrionário. Assinale a alternativa que apresenta a CORRETA correspondência entre o tipo de ovo, a segmentação e o exemplo animal, conforme as figuras A e B.

Questão
2016Biologia

(UPE 2016) O Brasil é um país megabiodiverso, pois quase todo o seu território está inserido numa zona tropical, quente e úmida, propiciando a abundância de muitas espécies da fauna e da flora. Entretanto, parte das nossas florestas foram substituídas por áreas urbanas e agrícolas, permitindo a aproximação humana e a dos animais domésticos ou domesticados com os animais silvestres e seus habitats. Assim, com o decorrer do tempo, as modificações impostas pela atividade humana como também o aumento populacional e a poluição fizeram disseminar agentes infecciosos em quase todo o território brasileiro, chegando até aos ambientes mais preservados. Sobre isso, observe a tabela a seguir: Os itens que relacionam CORRETAMENTE a zoonose (A) com as principais fontes de infecção (B) reservatórios e a via de transmissão (C) são, apenas, os seguintes:

Questão
2016Sociologia

(Upe 2016) Nas três primeiras décadas do século XX, embora a burguesia já mostrasse sem disfarces a sua faceta conservadora e belicista, defrontando-se com um movimento operário organizado, e testemunhasse também um acontecimento como a instalação do poder soviético na Rússia, conseguia, não obstante, controlar, até certo ponto, as ameaças dos movimentos e dos grupos revolucionários. Além disso, deve-se mencionar que a existência da monopolização das empresas e dos capitais daquelas décadas, embora consideráveis, evidentemente eram menos acentuadas do que são em nossos dias. Dessa forma, a burocratização do trabalho intelectual não era ainda uma realidade viva e concreta que aprisionava e inibia a imaginação dos sociólogos. MARTINS, Carlos Benedito. O que é Sociologia? São Paulo: Brasiliense, 2006, pp. 76-77. O texto faz referência a um período da história da Sociologia. Sobre esse período, é CORRETO afirmar que

Questão
2016Biologia

(UPE 2016) Estudando para um processo avaliativo, cinco amigos discutiam sobre características genéticas. Observe o diálogo vivido entre eles. Assinale a alternativa que conclui, de forma CORRETA, os argumentos e questionamentos acima.

Questão
2016Biologia

(UPE 2016) Leia o texto a seguir: “... certos microrganismos continuam a causar preocupação. Um levantamento da Organização Mundial da Saúde em 114 países indicou que a resistência de bactérias a antibióticos é atualmente um fenômeno global. De acordo com o relato, várias espécies, incluindo Escherichia coli, que causa diarreias, Streptococcus pneumonia e Neisseria gonorrhea, adquiriram resistência a antibióticos.”                                                                                                Disponível em: http://revistapesquisa.fapesp.br/2014/06/16/aliancas-com-os-microbios/ Acesso em: julho 2015. Assinale a alternativa que apresenta a CORRETA proposição sobre as bactérias e o aumento da variabilidade genética, possibilitando a resistência aos antibióticos.  

Questão
2016Biologia

(UPE 2016) Há 4 bilhões de anos, a atmosfera da Terra não continha oxigênio, mas, outros gases, como metano, amônia e vapor dágua, dentre outros. A Terra primitiva não sustentava a vida. A abiogênese teria ocorrido uma vez na história do planeta, no início de tudo. A figura abaixo ilustra a sequência da Teoria da Sopa Primordial, testada por Stanley Miller e Harold Urey (1953), que bombardearam, com raios UV e descarga de eletricidade, uma sopa feita com água, amônia, metano e hidrogênio. Assinale a alternativa CORRETA que represente os produtos (A, B, C) e os catalisadores (I e II), conforme o esquema acima.

NOVIDADES
Kuadro