ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(AFA - 2009)Texto IVDesenvolvimento nocivoO objeti

Português | Gramática | semântica
Português | Gramática | verbos | emprego dos modos e tempos verbais
AFA 2009AFA PortuguêsTurma EsPCEx-AFA

(AFA - 2009)

Texto IV

Desenvolvimento nocivo

O objetivo do projeto de transposição, tutelado pelo Ministério da Integração Nacional, é levar água para o interior seco e abastecer açudes e rios intermitentes dos estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará, no semi-árido setentrional e oriental, a partir da represa de Sobradinho, na Bahia. O volume de água transferido para “integrar outras bacias” será de 26 metros cúbicos por segundo (Ciência Hoje, julho de 2005). Para o eixo Norte está prevista a construção de 400 quilômetros de canais e, para o eixo Leste, um pouco mais de 200 quilômetros. A obra, estimada em 2 bilhões de dólares, deverá ser executada em 20 anos.

Esse valor, em vez de ser investido numa obra faraônica, poderia ser utilizado de outra maneira, como na ampliação da construção de cisternas e na revitalização permanente do próprio rio.

Considerando-se que, em épocas de chuvas torrenciais, as quais chegam todo ano até os vários sertões do semiárido, as cisternas funcionariam como estoque de água para o longo período de estiagem, aumentar a quantidade de poços proveria um maior número de famílias sertanejas, amenizaria impactos sócio-ambientais e reduziria o atual custo estimado para a obra de transposição.

(...)

Sendo assim, toda cautela, destreza e preparo técnico serão convenientes na execução de uma obra com a magnitude da transposição. Todos os setores da sociedade deverão opinar sobre qual o melhor projeto hídrico para o bravo e dócil povo dos sertões, a fim de evitar equívocos e agravar ainda mais a delicada situação de vida no semiárido nordestino.

(Revista Discutindo Geografia, Ano 3 – adaptado.)

 

Coloque (V) verdadeiro ou (F) falso e, a seguir, assinale a sequência correta, em relação ao Texto IV.

( ) No primeiro parágrafo do texto, a presença do futuro do presente do indicativo enuncia a certeza da transposição do rio, apesar dos esforços daqueles que são contra.
( ) A presença constante do futuro do pretérito do indicativo no terceiro e quarto parágrafos indica outras possibilidades viáveis para a solução do problema da seca.
( ) Da análise dos argumentos apresentados, infere-se que o emissor, apesar dos custos exorbitantes, acredita na transposição como forma de resolver o problema da seca no sertão nordestino.
( ) A expressão “para o bravo e dócil povo dos sertões” constrói sua carga semântica através do paradoxo dos atributos do sertanejo.

A

V – V – F – F

B

F – V – V – F

C

F – F – F – V

D

V – F – V – V