ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(ENEM - 2009)Gerente Boa tarde. Em que eu posso aj

Português | Interpretação de texto | narração | a linguagem da narrativa | grau de formalidade da linguagem
ENEM 2009ENEM PortuguêsTurma ENEM Kuadro

(ENEM - 2009)

Gerente – Boa tarde. Em que eu posso ajudá-lo?

Cliente – Estou interessado em financiamento para compra de veículo.

Gerente – Nós dispomos de várias modalidades de crédito. O senhor é nosso cliente?

Cliente – Sou Júlio César Fontoura, também sou funcionário do banco.

Gerente – Julinho, é você, cara? Aqui é a Helena! Cê tá em Brasília? Pensei que você inda tivesse na agência de Uberlândia! Passa aqui pra gente  conversar com calma.

BORTONI-RICARDO, S. M. Educação em língua materna. São Paulo: Parábola, 2004 (adaptado).

Na representação escrita da conversa telefônica entre a gerente do banco e o cliente, observa-se que a maneira de falar da gerente foi alterada de repente devido

A

à adequação de sua fala à conversa com um amigo, caracterizada pela informalidade.

B

à iniciativa do cliente em se apresentar como funcionário do banco.

C

ao fato de ambos terem nascido em Uberlândia (Minas Gerais).

D

à intimidade forçada pelo cliente ao fornecer seu nome completo.

E

ao seu interesse profissional em financiar o veículo de Júlio.