Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Geografia - ESPCEX 2018 | Gabarito e resoluções

1-12 de 12
Questão 1
2018Geografia

(EsPCEx - 2018) Ao longo do sculo XX, a demanda global de gua doce dobrou a cada 20 anos. Se mantidos os padres de consumo atuais, em 2025 cerca de 2/3 da populao mundial experimentaro escassez moderada ou severa de gua. MAGNOLI, D. Geografia para o Ensino Mdio. 1. ed. So Paulo: Atual, 2012, p.90. Dentre as causas da escassez de gua no mundo, podemos destacar: I- a gua doce disponvel no mundo muito inferior s necessidades de consumo atuais. II- alm dos recursos hdricos apresentarem uma distribuio geogrfica muito desigual, os pases mais pobres carecem de sistemas adequados de fornecimento e tratamento de gua. III- a contaminao de mananciais, o uso excessivo e o desperdcio desse recurso provocam a escassez de gua para o consumo e fazem dela, em determinados locais, um recurso finito. IV- significativas alteraes no ciclo hidrolgico, sobretudo nas reas urbanas, onde a retirada da vegetao e a impermeabilizao do solo dificultam a infiltrao da gua e o consequente abastecimento dos aquferos. V- o uso excessivo e o desperdcio desse recurso, principalmente pela atividade industrial, responsvel pela maior parte da demanda global de gua. Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas.

Questão 2
2018Geografia

(EsPCEx - 2018) O relevo terrestre no esttico, mas dinmico. As constantes transformaes que ocorrem na costa so provocadas por foras endgenas que atuam sobre o modelado terrestre. Sobre a ao dos agentes internos e externos do relevo podemos afirmar que:

Questão 3
2018Geografia

(EsPCEx - 2018) No atual estgio de desenvolvimento do capitalismo mundial, no qual se globalizam no s os mercados, mas tambm a produo, a palavra de ordem competitividade. O modelo de produo flexvel que vem sendo adotado pelas empresas traz significativos reflexos no apenas nas formas de organizao produtiva, mas tambm nas relaes de trabalho e nas polticas econmicas dos pases. Dentre esses reflexos podem-se destacar: I. o apelo das indstrias pela interveno do Estado na economia, sem interferir nas empresas privadas, de modo a criar condies para a melhoria do padro de vida da populao e, por conseguinte, fomentar o consumo. II. a implementao gradual da economia de escala em substituio economia de escopo, visando a reduzir o custo de produo a partir da fabricao de itens padronizados e em grande quantidade. III. a implementao do just-in-time, mtodo de organizao da produo que visa a eliminar ou reduzir drasticamente os estoques de insumos, reduzindo custos e postos de trabalho e disponibilizando capital para novos investimentos. IV. a disseminao, em diversos pases desenvolvidos, de propostas de flexibilizao da legislao trabalhista, com a reduo dos salrios e dos benefcios sociais, acarretando, em consequncia, o enfraquecimento do movimento sindical. Assinale a alternativa em que todas as afirmativas esto corretas.

Questão 4
2018Geografia

(EsPCEx - 2018) Observe o grfico a seguir, que mostra a evoluo da participao dos grupos de Idade na populao brasileira no perodo de 1940 a 2050. Com base no grfico e nos conhecimentos sobre a demografia brasileira, pode-se afirmar que: I- o aumento da participao de adultos e idosos no conjunto total da populao fruto da reduo do nmero de bitos. II- a queda da proporo de crianas no conjunto total da populao brasileira est fortemente relacionadas s elevadas taxas de mortalidade infantil que assolam o pas. III-do ponto de vista demogrfico, o Brasil vive uma fase favorvel ao crescimento econmico, pois, com a reduo das taxas de natalidade, houve uma reduo da razo de dependncia, isto , do peso econmico das crianas e dos idosos sobre a populao economicamente ativa do Pas. IV- ao final da dcada de 2030, a populao brasileira dever parar de crescer e logo sofrer reduo, pois o nmero de bitos tender a ser maior do que o nmero de nascimentos. V- a presso demogrfica observada atualmente no crescimento populacional revela a necessidade de aumento do nmero de vagas nas escolas e de leitores hospitalares.

Questão 5
2018Geografia

(EsPCEx - 2018) As fronteiras polticas internacionais definem limites entre diferentes soberanias, contudo a soberania do Estado no se circunscreve apenas ao territrio terrestre. A respeito da soberania do Estado brasileiro, tanto em territrio terrestre como martimo, pode-se afirmar que: I- a faixa de fronteira terrestre, definida na Constituio, corresponde rea de 150 km de largura ao longo dos limites, e cabe aos governos de cada estado na federao executar as aes de polcia de fronteira nessa faixa. II- o Estado brasileiro possui soberania quase que total sobre seu Mar Territorial, com exceo apenas de ter que respeitar o direito de passagem inofensiva de embarcaes de outros pases nessa rea, conforme conveno da ONU em vigor desde 1994. III- embora a Zona Econmica Exclusiva (ZEE) esteja limitada a uma faixa de 200 milhas nuticas de largura da costa, a plataforma continental, em diversos trechos, ultrapassa esse limite, o que pode ampliar as fronteiras de explorao econmica da chamada Amaznica Azul. IV- a soberania brasileira sobre a Zona Econmica Exclusiva distingue-se da soberania sobre o Mar Territorial, uma vez que na ZEE pases estrangeiros tm completa liberdade de navegao, sobrevoo e explorao dos recursos naturais da plataforma continental.

Questão 6
2018Geografia

(EsPCEx - 2018) Desde o incio da dcada de 1980, a China tem sido a economia que mais cresce no mundo, a uma taxa mdia de 10% ao ano []. Como consequncia desse impressionante crescimento, entre 1980 e 2010 o PIB chins aumentou 2.810% e se tornou o segundo maior do planeta. SENE, Eustquio MOREIRA, J.C. - Geografia Geral e do Brasil: Espao Geogrfico e Globalizao (2). 2 ed. So Paulo: Moderna, 2012, p.199. Dentre os fatores associados a esse avano econmico podem-se destacar: I- a presena de enormes reservas de minrios e combustveis fsseis no subsolo chins que concede ao Pas autossuficincia em termos de matria-prima e fontes de energia e o caracteriza como grande exportador mundial de petrleo. II- o modelo de economia planificada que, promovendo crescimento econmico com equilibrada distribuio de renda, amplia o mercado consumidor interno chins, um dos mais gigantescos do mundo, e elimina as desigualdades sociais. III- a liberalizao econmica e os baixos custos da mo de obra, principal fator de competitividade da indstria chinesa, tm sido fundamentais para o crescimento econmico do Pas. IV- o esforo chins em atrair indstrias intensivas em capital para as chamadas zonas de desenvolvimento econmico e tecnolgico, fazendo com que nas ltimas dcadas o Pas esteja entre os maiores receptores de investimentos produtivos do mundo. Assinale a alternativa em que todas as afirmativas esto corretas.

Questão 8
2018Geografia

(EsPCEx - 2018) As sucessivas crises no abastecimento de energia eltrica no Brasil, ocorridas nos anos de 2001 e 2009, fizeram com que o governo brasileiro investisse em projetos para a soluo dos problemas relacionados produo e distribuio de energia eltrica no Pas. Dentre as principais aes governamentais para superar essa problemtica, podem-se destacar: I- a construo de novas usinas hidreltricas, com prioridade para as usinas de grande porte e com grandes reservatrios, sobretudo no Sudeste, a fim de aumentar a gerao de energia eltrica na Regio de maior demanda energtica do Pas. II- a interligao do sistema de transmisso de energia eltrica entre as regies do Pas, de modo a permitir o direcionamento de energia das usinas do Sul e do Norte para as demais regies nos momentos de pico no consumo. III- a expanso do parque nuclear brasileiro, visando no apenas a ampliar a oferta de energia eltrica, mas tambm a honrar os compromissos assumidos pelo Pas no Acordo de Quioto, no obstante as polmicas existentes em torno do programa nuclear brasileiro. IV- a instalao de novas usinas termeltricas movidas a carvo mineral, as quais, aproveitando-se da abundante produo carbonfera de alto poder calorfico do Pas, geram energia mais barata que a gerada pelas usinas hidreltricas. Assinale a alternativa em que todas as afirmativas esto corretas.

Questão 9
2018Geografia

(EsPCEx - 2018) Observe o esquema topogrfico a seguir: A partir da anlise e interpretao do esquema, correto afirmar que : I - A poro norte a mais favorvel ao emprego da mecanizao agrcola. II - As menores altitudes esto localizadas na poro nordeste do esquema. III - As encostas mais ngremes e, portanto, mais sujeitas aos processos erosivos so observadas margem esquerda do rio. IV - A jusante do rio encontra-se na direo oeste do esquema V - A distncia real entre os pontos X e Y traados no esquema de 15 km. Assinale a alternativa em que todas as afirmativas esto corretas.

Questão 10
2018Geografia

(EsPCEx - 2018) Analise a tabela a seguir referente participao das regies brasileiras no valor da transformao industrial: Tendo por base as caractersticas da industrializao brasileira e considerando os dados apresentados na tabela, correto afirmar que : I - a partir da dcada de de 1970, constata-se a perda de participao da Regio Sudeste no valor total da produo industrial do Pas, como reflexo direto do desvio dos investimentos empresariais para novas localizaes, longe das chamadas deseconomias de aglomerao daquela Regio. II - o significativo aumento do valor da produo industrial da Regio Centro-Oeste pode ser explicado pela migrao de indstrias de bens de capital de So Paulo, em busca de vantagens econmicas de produo nessa Regio. III - empresas inovadores de alta tecnologia reforaram sua concentrao industrial na Regio Sudeste, especialmente no estado de So Paulo, tendo em vista estarem ligadas aos centros de pesquisas avanadas, fundamentais garantia de competitividade nos mercados interno e externo. IV - a indstria automobilstica tem s destacado no cenrio da desconcentraoespacial no Pas, buscando condies mais competitivas de produo, principalmente nas Regies Norte e Nordeste, que apresentam menores custos de mo de obra. Assinale a alternativa em que todas as afirmativas esto corretas.

Questão 11
2018Geografia

(EsPCEx - 2018) O Brasil possui destaque mundial na exportao de minrios. Os minrios de ferro, mangans e a bauxita, importantes matrias-primas para as indstrias siderrgicas e metalrgicas, esto entre as principais commodities do Pais. A seguir esto numeradas no mapa algumas das mais importantes reas de extrao mineral no Brasil. Assinale a alternativa que expressa a correta relao entre o minrio e a sua localizao no territrio brasileiro.

Questão 12
2018Geografia

(ESPCEX - 2018) Os produtos da agricultura ocupam posio estratgica na insero do Brasil na economia globalizada. Atualmente o Brasil uma grande potncia agrcola [...] e figura entre os principais exportadores mundiais de uma srie de commodities agrcolas. Magnoli, D. Geografia para o Ensino para o Ensino Mdio. 1 ed. So Paulo: Atual, 2012, p.317 Sobre as caractersticas da agropecuria brasileira, pode-se afirmar que: I- Com a modernizao da agricultura na Regio Nordeste, as prticas agrcolas tradicionais foram excludas e substitudas, na Regio, pela fruticultura Irrigada e pela moderna agricultura da soja, voltada para exportao. II- as reas de pastagens apresentam reduo na maior parte do pas, mas aumentam consideravelmente na regies Centro- oeste e Norte, as quais apresentam produo de gado bovino que j supera a produo da regio Sul do Pas, tradicional rea de pecuria bovina III- A produo canavieira nordestina, inicialmente restrita zona da Mata, j suplanta a regio Centro-Sul , pois, impulsionada pelas boas perspectivas dos biocombustveis, vem expandindo-se ao oeste baiano e ao sul do Piau IV- na agroindstria da laranja e do fumo no Centro-Sul, pequenos e mdios proprietrios familiares participam ativamente da cadeia global do agronegcio, fornecendo matrias-primas para as indstrias processadoras. V- as modernos propriedades rurais passam a integrar cadeias produtivas que envolvem uma rede de estabelecimentos ligados aos setores primrio, secundrio e tercirio da economia, transformando a matria-prima, animal ou vegetal em produtos de maior valor agregado. Assinale a alternativa em que todas as afirmativas esto corretas.

Questão
2018Geografia

(EsPCEx - 2018) Leia os trechos a seguir. 17/07/2017- Canela, Gramado e Caxias do Sul, [] registraram o fenmeno. Frio chegou com intensidade ao estado e temperatura deve cair ainda mais ao longo do dia. (https://g1.globo.com) 31/03/2016- Com chances de neve j no outono, o frio em Gramado promete chegar com tudo [...] (https://www.dicasdegramado.com.br) Nos ltimos anos, temos observado na mdia uma sria de notcias evidenciando o rigor do inverno na regio acima referida. Esta regio tem atrado inmeros turistas que gostam de contemplar o frio, as comidas tpicas locais e tm o anseio de conhecer, ao vivo, a neve e o congelamento das guas em pleno Brasil. A associao de dois importantes fatores climticos justificam a ocorrncia de tais fenmenos meteorolgicos nesta regio. So eles:

1-12 de 12