ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(EsPCEx - 2018)Observe o grfico a seguir, que most

Geografia | Geografia Humana | Demografia | Dinâmica demográfica e estrutura da população | Estrutura da população brasileira
ESPCEX 2018ESPCEX GeografiaTurma EsPCEx-AFA

(EsPCEx - 2018)

Observe o gráfico a seguir, que mostra a evolução da participação dos grupos de Idade na população brasileira no período de 1940 a 2050.

Com base no gráfico e nos conhecimentos sobre a demografia brasileira, pode-se afirmar que:

 

I- o aumento da participação de adultos e idosos no conjunto total da população é fruto da redução do número de óbitos.

II- a queda da proporção de crianças no conjunto total da população brasileira está fortemente relacionadas às elevadas taxas de mortalidade infantil que assolam o país.

III- do ponto de vista demográfico, o Brasil vive uma fase favorável ao crescimento econômico, pois, com a redução das taxas de natalidade, houve uma redução da razão de dependência, isto é, do peso econômico das crianças e dos idosos sobre a população economicamente ativa do País.

IV- ao final da década de 2030, a população brasileira deverá parar de crescer e logo sofrer redução, pois o número de óbitos tenderá a ser maior do que o número de nascimentos.

V- a pressão demográfica observada atualmente no crescimento populacional revela a necessidade de aumento do número de vagas nas escolas e de leitores hospitalares.

A

I e III

B

I e II

C

III e IV

D

III e V

E

II, IV, e V