ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(ESPCEX - 2018)Os produtos da agricultura ocupam p

Geografia | Geografia Humana | Geografia Agrária | Brasil Rural | O meio Rural Brasileiro
ESPCEX 2018ESPCEX GeografiaTurma EsPCEx-AFA

(ESPCEX - 2018)

“Os produtos da agricultura ocupam posição estratégica na inserção do Brasil na economia globalizada. Atualmente o Brasil é uma grande potência agrícola [...] e figura entre os principais exportadores mundiais de uma série de commodities agrícolas”. 

Magnoli, D. – Geografia para o Ensino para o Ensino Médio. 1° ed. São Paulo: Atual, 2012, p.317

Sobre as características da agropecuária brasileira, pode-se afirmar que:    

I- Com a modernização da agricultura na Região Nordeste, as práticas agrícolas tradicionais foram excluídas e substituídas, na Região, pela fruticultura Irrigada e pela moderna agricultura da soja, voltada para exportação. 

II-  as áreas de pastagens apresentam redução na maior parte do país, mas aumentam consideravelmente na regiões Centro- oeste e Norte, as quais apresentam produção de gado bovino que já supera a produção da região Sul do País, tradicional área de pecuária bovina

III-  A produção canavieira nordestina, inicialmente restrita á zona da Mata, já suplanta a região Centro-Sul , pois, impulsionada pelas boas perspectivas dos biocombustíveis, vem expandindo-se ao oeste baiano e ao sul do Piauí  

IV- na agroindústria da laranja e do fumo no Centro-Sul, pequenos e médios proprietários familiares participam ativamente da cadeia global do agronegócio, fornecendo matérias-primas para as indústrias processadoras.  

V- as modernos propriedades rurais passam a integrar cadeias produtivas que envolvem uma rede de estabelecimentos ligados aos setores primário, secundário e terciário da economia, transformando a matéria-prima, animal ou vegetal  em produtos de maior valor agregado.

Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão corretas.

A

I, II, e III 

B

I,II e IV

C

I,III e V

D

II, IV e V

E

III, IV, V