ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina
Busca avançada
Ir para Ranking
Geografia | Geografia Humana | Geografia Econômica | Modelos de produção industrial
ESPCEX 2018ESPCEX Geografia

(EsPCEx - 2018)

Analise a tabela a seguir referente à participação das regiões brasileiras no valor da transformação industrial:

 

Tendo por base as características da industrialização brasileira e considerando os dados apresentados na tabela, é correto afirmar que :

I - a partir da década de de 1970, constata-se a perda de participação da Região Sudeste no valor total da produção industrial do País, como reflexo direto do desvio dos investimentos empresariais para novas localizações, longe das chamadas deseconomias de aglomeração daquela Região.

II - o significativo aumento do valor da produção industrial da Região Centro-Oeste pode ser explicado pela migração de indústrias de bens de capital de São Paulo, em busca de vantagens econômicas de produção nessa Região.

III - empresas inovadores de alta tecnologia reforçaram sua concentração industrial na Região Sudeste, especialmente no estado de São Paulo, tendo em vista estarem ligadas aos centros de pesquisas avançadas, fundamentais à garantia de competitividade nos mercados interno e externo. 

IV - a indústria automobilística tem s destacado no cenário da desconcentração  espacial no País, buscando condições mais competitivas de produção, principalmente nas Regiões Norte e Nordeste, que apresentam menores custos de mão de obra. 

Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão corretas. 

A

I e III

B

II e III

C

I e IV 

D

I, II e IV 

E

II, III e IV