ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina
Estrutura geormofológica da TerraEstrutura interna do planeta TerraGeografia FísicaGeologiaGeomorfologia

(EsPCEx - 2018)

O relevo terrestre não é estático, mas dinâmico. As constantes transformações que ocorrem na costa são provocadas por forças endógenas que atuam sobre o modelado terrestre. Sobre a ação dos agentes internos e externos do relevo podemos afirmar que:

A

as cadeias orogênicas resultam de movimentos tectônicos de curta duração geológica, que, exercendo pressão em sentido horizontal na crosta, originam grandes cordilheiras, como as dos andes.

B

o intemperismo químico é um agente esculpidor do relevo muito característico das regiões desérticas, em virtude da elevada amplitude térmica diária nessas áreas.

C

a falha de San Andréas, provocada pelo rebaixamento da Placa de Nazca em relação à Placa do Pacífico é um exemplo da força endógena que atua na construção e modelagem do relevo.

D

as planícies aluviais, detentoras de grande fertilidade, são exemplos de alteração no modelado do relevo provocada principalmente pelo processo de sedimentação pluvial.

E

a Dorsal Mesoatlântica resulta da expansão do assoalho oceânico devido ao movimento convergente entre as placas Africana e Sul- Americana .