ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(ESPCEX - 2018)Em Esse marco legal e institucional

Português | Gramática | análise sintático-semântica
Português | Gramática | período composto por subordinação | orações subordinadas adverbiais
ESPCEX 2018ESPCEX PortuguêsTurma EsPCEx-AFA

(ESPCEX - 2018)

Em "Esse marco legal e institucional traz aspectos essenciais para que a gestão dos serviços seja pautada por uma visão de saneamento como direito de cidadania", a oração sublinhada exerce a mesma função sintática em qual das alternativas abaixo?

A

O problema do saneamento básico é mundial, desde 2010 reconhecido pela ONU, ou seja, é muito grande para que seja resolvido com apenas uma lei.

B

Foi muito importante a criação da Secretaria de Saneamento e do Conselho Nacional das Cidades, que deram à política urbana uma base de participação e controle social.

C

A Lei 11.445/2007 reforça a necessidade de planejamento para o saneamento, porque obriga a criação de planos municipais para tratamento de esgoto.

D

A definição de um conselho municipal de fiscalização é condição para que possam ser acessados recursos do governo federal.

E

As desigualdades sociais eram tantas, com falta de acesso por parte da população à moradia, transporte e saneamento, que foi criado, em 1º de janeiro de 2003, o Ministério das Cidades.