ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(G1 - CPS2019)A Conferncia de Estocolmo, em 1972,

Geografia | Geografia Humana | Meio Ambiente | Problemas ambientais e aquecimento global | Principais conferências internacionais
FATEC 2019FATEC GeografiaTurma ENEM Kuadro

(G1 - CPS 2019)

A Conferência de Estocolmo, em 1972, foi a primeira conferência sobre meio ambiente realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU), que chamou a atenção internacional principalmente para as questões relacionadas a degradação ambiental e a poluição.

Mais tarde, em 1992, na Conferência sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Eco-92 ou Rio92), que aconteceu no Rio de Janeiro, foi consolidado o conceito de desenvolvimento sustentável, que passou a ser entendido como o desenvolvimento a longo prazo, de maneira que não sejam exauridos os recursos naturais utilizados pela humanidade.

A Eco-92 também deu origem à Agenda 21, um documento que estabeleceu a importância do comprometimento de todos os países com as soluções dos problemas socioambientais. A Agenda 21 trouxe reflexões sobre o planejamento participativo em nível global, nacional e local.

A Agenda 21, especificamente do Brasil, tem como ações prioritárias os programas de inclusão social (distribuição de renda, acesso à saúde e educação) e desenvolvimento sustentável (sustentabilidade urbana e rural; preservação dos recursos naturais e minerais, ética e política para o planejamento).

Essas ações prioritárias foram reforçadas em 2002, na Cúpula da Terra sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio +10), em Joanesburgo, que sugeriu a maior integração entre as dimensões econômica, social e ambiental, por meio de programas e políticas centrados nas questões sociais e, em especial, nos sistemas de proteção social.

https://tinyurl.com/y4bgh6xb Acesso em: 05.02.2019. Adaptado.

De acordo com o texto, é correto afirmar que:

A

foi na Cúpula da Terra sobre Desenvolvimento Sustentável que se buscaram, pela primeira vez, soluções para problemas socioambientais. 

B

a Agenda 21 se preocupou, exclusivamente, com programas de inclusão social e preservação dos recursos naturais. 

C

a Agenda 21, no Brasil, limitou-se a programas de acesso à saúde e educação. 

D

a Conferência de Estocolmo alertou o mundo em relação aos problemas ambientais. 

E

a ONU organizou a primeira conferência sobre meio ambiente, quando se instituiu a Agenda 21.