ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(FUVEST - 2007 - 2 fase - Questo 2)Sair a campo at

Português | Interpretação de texto | fatores de contextualização | fatores de construção da coerência | inferências
Português | Interpretação de texto | figuras de linguagem | figuras de palavras | metáfora
FUVEST 2007FUVEST PortuguêsTurma ENEM Kuadro

(FUVEST - 2007 - 2 fase - Questão 2)

Sair a campo atrás de descobridores de espécies é uma expedição arriscada. Se você não é da área, vale treinar um “biologuês” de turista. Mas, mesmo quem não tem nada a ver com o pato-mergulhão ou a morfologia da semente da laurácea, pode voltar fascinado da aproximação com esses especialistas.

De olhos nos livros e pés no mato, eles etiquetam a natureza, num trabalho de formiga. São minoria que dá nome aos bois ⎯ e a plantas, aves, mosquitos, vermes e outros bichos.

Heloisa Helvécia, Revista da Folha.

 

a) Transcreva do texto as expressões que mais diretamente exemplificam o “biologuês” mencionado pela autora.

b) Tomada em seu sentido figurado, como se deve entender a expressão “dar nome aos bois”, utilizada no texto?