Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões - FUVEST 2014 | Gabarito e resoluções

Questão 1
2014História

(FUVEST - 2014 - 2aFASE) Vivemos numa forma de governo que no se baseia nas instituies de nossos vizinhos; ao contrrio, servimos de modelo a alguns, ao invs de imitar outros. [...] Nela, enquanto no tocante s leis todos so iguais para a soluo de suas divergncias privadas, quando se trata de escolher (se preciso distinguir em algum setor), no o fato de pertencer a uma classe, mas o mrito, que d acesso aos postos mais honrosos; inversamente, a pobreza no razo para que algum, sendo capaz de prestar servios cidade, seja impedido de faz‐lo pela obscuridade de sua condio. Conduzimo‐nos liberalmente em nossa vida pblica, e no observamos com uma curiosidade suspicaz [desconfiada] a vida privada de nossos concidados, pois no nos ressentimos com nosso vizinho se ele age como lhe apraz, nem o olhamos com ares de reprovao que, embora incuos, lhe causariam desgosto. Ao mesmo tempo que evitamos ofender os outros em nosso convvio privado, em nossa vida pblica nos afastamos da ilegalidade principalmente por causa de um temor reverente, pois somos submissos s autoridades e s leis, especialmente quelas promulgadas para socorrer os oprimidos e s que, embora no escritas, trazem aos agressores uma desonra visvel a todos. Orao fnebre de Pricles, 430 a.C., in Tucdides. Histria da Guerra do Peloponeso. Braslia: Editora UnB, 2001, p. 109. Adaptado a) Com base nas informaes contidas no texto, identifique o sistema poltico nele descrito e indique suas principais caractersticas. b) Identifique a cidade que foi a principal adversria de Atenas na Guerra do Peloponeso e diferencie os sistemas polticos vigentes em cada uma delas.

Questão 1
2014Biologia

(FUVEST 2014) A sequência de fotografias abaixo mostra uma célula diplóide em interfase e outras em etapas da mitose, até a formação de novas células. Considerando que o conjunto haploide de cromossomos corresponde à quantidade N de DNA, a quantidade de DNA das células indicadas pelos números 1, 2, 3 e 4 é, respectivamente,

Questão 1
2014Geografia

(FUVEST 2014 - 2 fase) Os grficos abaixo representam a composio da populao brasileira, por sexo e idade, nos anos de 1990 e 2013, bem como sua projeo para 2050. Observe que, para cada ano, est destacado o percentual da populao economicamente ativa (PEA). Com base nas informaes acima e em seus conhecimentos, atenda ao que se pede. a) Na atualidade, o Brasil encontra‐se no perodo denominado janela demogrfica. Caracterize esse perodo. b) Analise a pirmide etria de 2050 e cite duas medidas que podero ser tomadas pelo governo brasileiro para garantir o bem‐estar da populao nesse contexto demogrfico. Explique.

Questão 1
2014Física

(FUVEST 2014 - 2 FASE) Um continer com equipamentos cientficos mantido em uma estao de pesquisa na Antrtida. Ele feito com material de boa isolao trmica e possvel, com um pequeno aquecedor eltrico, manter sua temperatura interna constante, Ti = 20C, quando a temperatura externa Te = 40C. As paredes, o piso e o teto do continer tm a mesma espessura, = 26 cm, e so de um mesmo material, de condutividade trmica k = 0,05 J/(s.m.C). Suas dimenses internas so 2 3 4 m3. Para essas condies, determine a) a rea A da superfcie interna total do continer; b) a potncia P do aquecedor, considerando ser ele a nica fonte de calor; c) a energia E, em kWh, consumida pelo aquecedor em um dia.

Questão 1
2014Matemática

(Fuvest 2014 - 2 fase) Dados e ݊inteiros, considere a função ݂ definida por para a) No caso em que, mostre que a igualdadese verifica. b) No caso em que, ache as interseções do gráfico decom os eixos coordenados. c) No caso em que, esboce a parte do gráfico deem que, levando em conta as informações obtidas nos itens a) e b). Utilize o par de eixos dado na página de de respostas (imagem abaixo). d) Existe um par de inteirostal que a condiçãocontinue sendo satisfeita?

Questão 1
2014Português

(FUVEST - 2014 - 2 FASE) Leia o seguinte texto, que trata das diferenas entre fala e escrita: Talvez ainda mais digno de ateno seja o desaparecimento [na escrita] da mmica e das inflexes ou variaes do tom da voz. A sua falta tem de ser suprida por outros recursos. , neste sentido, que se torna altamente instrutiva a velha anedota, que nos conta a indignao de um rico fazendeiro ao receber de seu filho um telegrama com a frase singela mande-me dinheiro, que ele lia e relia emprestando-lhe um tom rude e imperativo. O bom homem no era to nscio quanto a anedota d a entender: estava no direito de exigir da formulao verbal uma qualidade que lhe fizesse sentir a atitude filial de carinho e respeito e de refugar uma frase que, sem a ajuda de gestos e entoao adequada, soa leitura espontaneamente como rspida e seca. J. Mattoso Cmara Jr., Manual de expresso oral e escrita. Adaptado. a) Considerando-se que o verbo da frase do telegrama est no imperativo, se essa mesma frase fosse dita em uma conversa telefnica, haveria possibilidade de o pai entend-la de modo diferente? Explique. b) Reescreva a frase do telegrama, acrescentando-lhe, no mximo, trs palavras e a pontuao adequada, de modo a atender a exigncia do pai, mencionada no texto.

Questão 1
2014Inglês

(Fuvest 2014) Com base no texto, responda em português: a) Qual é o foco específico dos estudos realizados no campo de pesquisas denominado "Human-Robot Interaction" (H.I.R.) ? b) O que os pesquisadores do H.R.I. têm descoberto sobre as relações dos humanos ao comportamento dos robôs?

Questão 1
2014Química

(FUVEST 2014 - 2 fase) Em uma aula de laboratrio de Qumica, a professora props a realizao da eletrlise da gua. Aps a montagem de uma aparelhagem como a da figura ao lado, e antes de iniciar a eletrlise, a professora perguntou a seus alunos qual dos dois gases, gerados no processo, eles esperavam recolher em maior volume. Um dos alunos respondeu: O gs oxignio deve ocupar maior volume, pois seus tomos tm oito prtons e oito eltrons (alm dos nutrons) e, portanto, so maiores que os tomos de hidrognio, que, em sua imensa maioria, tm apenas um prton e um eltron. Observou‐se, porm, que, decorridos alguns minutos, o volume de hidrognio recolhido era o dobro do volume de oxignio (e essa proporo se manteve no decorrer da eletrlise), de acordo com a seguinte equao qumica: a) Considerando que a observao experimental no corresponde expectativa do aluno, explique por que a resposta dada por ele est incorreta. Posteriormente, o aluno perguntou professora se a eletrlise da gua ocorreria caso a soluo aquosa de Na2SO4fosse substituda por outra. Em vez de responder diretamente, a professora sugeriu que o estudante repetisse o experimento, porm substituindo a soluo aquosa de Na2SO4por uma soluo aquosa de sacarose (C12H22O11). b) O que o aluno observaria ao realizar o novo experimento sugerido pela professora? Explique.

Questão 1
2014Biologia

(FUVEST 2014 - 2 fase) As Figuras I, II e III esquematizam a circulao sangunea em diferentes vertebrados. a) Analise a Figura II. A partir da cavidade apontada pela seta, ordene as demais cavidades cardacas e os circuitos 1 e 2, na sequncia correspondente circulao do sangue. b) Faa o mesmo, em relao Figura III. c) Qual(is) das trs figuras mostra(m) o corao em que h mistura de sangue arterial e sangue venoso? d) D um exemplo de grupo de vertebrados para o tipo de circulao esquematizado em cada uma das trs figuras.

Questão 2
2014Biologia

(FUVEST 2014 - 2 fase) Os genes que condicionam a viso para cores e a sntese da enzima G6PD (desidrogenase da glicose‐6‐fosfato) esto localizados no cromossomo X humano. O alelo recessivo d determina o daltonismo e o alelo recessivo g, a deficincia da enzima G6PD. No heredograma ao lado, o homem I‐1 daltnico e tem tambm deficincia da enzima G6PD. Sua mulher I‐2 homozigtica, com viso normal para cores, no tendo deficincia de G6PD. A filha II‐1 desse casal casou‐se com o homem II‐2, que possui viso normal para cores e no tem deficincia de G6PD. Os quatro filhos desse casal (III‐1, 2, 3 e 4) diferem entre si quanto aos fentipos em relao viso para cores e sntese de G6PD. Com relao a essas caractersticas, a) quais so os gentipos de I‐1 e I‐2? b) quais so os gentipos de II‐1 e II‐2? c) que fentipos e respectivos gentipos os filhos de II‐1 e II‐2 podem ter? d) explique como III‐1, 2, 3 e 4 podem ter herdado gentipos diferentes.

Questão 2
2014Geografia

(FUVEST 2014 - 2 fase) Considere os mapas a seguir. Os mapas representam alteraes na distribuio espacial e quantitativa do efetivo de bovinos no Brasil. a) Identifique e explique dois fatores responsveis por essa mudana. b) Explique dois impactos ambientais decorrentes da alterao na distribuio espacial do efetivo de bovinos, no Brasil.

Questão 2
2014Inglês

(FUVEST - 2014 - 2 FASE) Plastic pollution is quite literally an evergrowing problem. A new scheme aims to encourage people living in impoverished regions to tackle the problem of plastic waste. Plastic collected from homes or common littering sites, such as beaches, will be exchangeable at a Plastic Bank for goods, 3D printed products (made from the plastic the bank recycles) and micro-finance loans. A pilot of the scheme is being launched in Lima, Peru, next year, with plans to open Plastic Banks worldwide if it is successful. Plastic Bank is a business: it will generate profit by selling on the plastic it recycles. But the founders seem confident that it will have a positive social impact too. Shaun Frankson, co-founder of Plastic Bank, explains that they hope the social improvement aspect of the recycled waste which they term social plastic will increase its value to the end consumer (in the same manner as fair trade products). (http://www.forumforthefuture.org/greenfutures, September 12, 2013. Adaptado). Com base no texto, responda em portugus: a) Como o Plastic Bank vai funcionar? b) Que resultados o Plastic Bank espera obter?

Questão 2
2014Biologia

(FUVEST 2014) As plantas podem reproduzir-se sexuada ou assexuadamente, e cada um desses modos de reproduo tem impacto diferente sobre a variabilidade gentica gerada. Analise as seguintes situaes: plantao de feijo para subsistncia, em agricultura familiar; plantao de variedade de cana-de-acar adequada regio, em escala industrial; recuperao de rea degradada, com o repovoamento por espcies de plantas nativas. Com base na adequao de maior ou menor variabilidade gentica para cada situao, a escolha da reproduo assexuada a indicada para

Questão 2
2014Física

(FUVEST 2014 - 2 FASE) H um ponto no segmento de reta unindo o Sol Terra, denominado Ponto de Lagrange . Um satlite artificial colocado nesse ponto, em rbita ao redor do Sol, permanecer sempre na mesma posio relativa entre o Sol e a Terra. Nessa situao, ilustrada na figura acima, a velocidade angular orbital do satlite em torno do Sol ser igual da Terra, . a) em funo da constante gravitacional G, da massa do Sol e da distncia R entre a Terra e o Sol; b) O valor de em rad/s; c) A expresso do mdulo da fora gravitacional resultante que age sobre o satlite, em funo de G, , , m, R e d, sem e m, respectivamente, as massas da Terra e do satlite e d a distncia entre a Terra e o satlite. Note e adote: . O mdulo da fora gravitacional F entre dois corpos de massas e , sendo r a distncia entre eles, dado por . Considere as rbitas circulares

Questão 2
2014História

(FUVEST 2014 - 2 fase) O problema agrrio era portanto o fundamental no ano de 1789, e fcil compreender por que a primeira escola sistematizada de economia do continente, os fisiocratas franceses, tomara como verdade o fato de que a terra, e o aluguel da terra, era a nica fonte de renda lquida. E o ponto crucial do problema agrrio era a relao entre os que cultivavam a terra e os que a possuam, os que produziam sua riqueza e os que a acumulavam. Eric Hobsbawm. A era das revolues. 1789‐1848. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982, p. 29. a) Caracterize o momento social e econmico por que a Frana passava no perodo a que se refere o texto. b) Quais so as principais diferenas entre as propostas fisiocratas e as prticas mercantilistas anteriores a elas?