(FUVEST - 2019)Na natureza, existem os seguintes i

(FUVEST - 2019)

Na natureza, existem os seguintes isótopos: \(_{}^{79}\textrm{Br}\) e \(_{}^{81}\textrm{Br}\), cada um com a probabilidade de ocorrência de 50%, e \(\mathrm{^{35} C \ell}\) e \(\mathrm{^{37} C \ell}\), com probabilidades de 75% e 25%. respectivamente. Um instrumento chamado espectrômetro de massas pode ser utilizado para analisar moléculas constituídas por diferentes combinações desses isótopos. Nessa análise, formam-se os chamados íons moleculares, pela perda de um elétron de cada uma dessas moléculas. O resultado é um gráfico, chamado espectro de massas, onde esses íons moleculares são registrados na forma de linhas, em ordem crescente de massa molecular. A intensidade de cada linha, correspondendo a uma mesma massa, depende da probabilidade de ocorrência de cada combinação isotópica no íon formado. Assim, por exemplo, para o composto \(\mathrm{Br C \ell}\), foram obtidos os seguintes resultados:

Note e adote:

Considere que, na natureza, tanto a porcentagem de 12C como a de 19F é 100%.

O halon-1211 é um gás cuja fórmula molecular é CBrClF2. Quando esse gás foi analisado em um espectrômetro de massas, formaram-se íons moleculares.

a) Mostre a fórmula molecular do íon de maior massa, especificando os isótopos de Br e \(\mathrm{C \ell}\) presentes, para todos os íons de massa molecular 166 formados.

c) Baseando-se somente nas informações apresentadas, mostre, no gráfico da folha de respostas, como poderia ser o espectro obtido para a análise do halon-1211.

Gráfico da folha de respostas.