ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(FUVEST - 2022 - 2 fase)Quem ficava mais vezes de

Português | Literatura | modernismo no Brasil | autores da 3a fase modernista | Guimarães Rosa
FUVEST 2022FUVEST PortuguêsTurma ENEM Kuadro

(FUVEST - 2022 - 2ª fase)

Quem ficava mais vezes de castigo era ele, Miguilim; mas quem apanhava mais era a Chica. A Chica tinha malgênio - todos diziam. Ela aprontava birra, encapelava no chão, capeteava; mordia as pessoas, não tinha respeito nem do pai. Mas o pai não devia de dizer que um dia punha ele Miguilim de castigo pior, amarrado em árvore, na beirada do mato. Fizessem isso, ele morria da estrangulação do medo? Do mato de cima do morro, vinha onça. Como o pai podia imaginar judiação, querer amarrar um menino no escuro do mato? Só o pai de Joãozinho mais Maria, na estória, o pai e a mãe levaram eles dois, para desnortear no meio da mata, em distantesm porque não tinham de-comer para dar a eles. Miguilim sofria tanta pena, por Joãozinho mais Maria, que voltava a vontade de chorar.

João Guimarães Rosa. Campo Geral.

          A estória não quer ser história. A estória, em rigor, deve ser contra a História. A estórias, às vezes, quer-se um pouco parecido à anedota.

          A anedota, pela etimologia e para a finalidade, requer fechado ineditismo. Uma anedota é como um fósforo; riscado, deflagrada, foi-se a serventia. Mas sirva talvez ainda a outro emprego a já usada, qual mão de indução ou por exemplo instrumento de análise, nos tratos da poesia e da transcedência. Nem será sem razão que a palavra "graça" guarde os sentidos de gracejo, de dom sobrenatural e de atrativo.

João Guimarães Rosa. "Aletria e hermenêutica", Tutaméia.

a) Por que Miguilim, ao recordar as personagens do conto de fadas, se comove tanto e tem vontade de chorar?

b) Considerando as ideias do autor em torno das palavras históriaHistória e anedota, pode-se dizer que Campo Geral é uma estória? Desenvolva a sua resposta com base na leitura da obra.