ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(IME-2007)Produo de textoA primeira usina de biodi

Outra | Comunicação com o aluno
IME 2007IME RedaçãoTurma ITA-IME

(IME-2007) 

Produção de texto

 

A primeira usina de biodiesel de dendê do Amazonas já está instalada no Campo Experimental da Embrapa Amazônia Ocidental – Empresa vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – no município de Rio Preto da Eva. A indústria vai processar o óleo de dendê produzido pela Embrapa, com álcool etílico, numa unidade com capacidade para fabricar até 3 mil litros de óleo/dia. Segundo informações de engenheiros químicos do Instituto Militar de Engenharia (IME), a usina é composta de tanques de aço onde será produzido o biodiesel por transesterificação, que é a reação de álcool etílico com o óleo de dendê. O produto que se obtém é um biocombustível com características semelhantes às do diesel de petróleo. Óleos vegetais como o de dendê, soja e pinhão manso já foram testados pelo IME e apresentaram bons resultados.

 

Tupinambá, Maria José. Embrapa inaugura primeira usina de biodiesel de dendê do Amazonas. Disponível em <http://agrosoft.com> Acesso em 21 ago 2007. (com adaptações).

 

 

Elabore um texto dissertativo, em torno de 30 linhas, com base em APENAS UM dos temas abaixo.

1) Os investimentos de pesquisas no Brasil e seus efeitos no processo sócio-econômico do país.
2) Folclore, culinária, costumes, raças e credos diversos fazem parte da história do nosso povo. Vantagens e desvantagens de se viver em um país pluricultural.
3) A diversidade lingüística no Brasil é muito grande. Aqui percebemos diferenças não só entre regiões, mas também entre grupos sociais de uma mesma região. Isto se deve ao tempo e à nossa história, que, por sua vez, justificariam a existência de uma “Língua Brasileira”.