ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(IME - 2008/2009)PRODUO DE TEXTO (REDAO)Dos trs te

(IME - 2008/2009) PRODUÇÃO DE TEXTO (REDAÇÃO) 

Dos três temas apresentados abaixo, escolha um e desenvolva uma dissertação coesa e coerente. Seu texto deve ser escrito em torno de 25 linhas e estar de acordo com a norma culta da Língua Portuguesa. Dê um título coerente à sua produção.

Tema I: O ano em que é comemorado o centenário de morte de Machado de Assis promete um aumento de vendas da obra do escritor. Apesar da imortalidade, Machado não vende muito. A partir do exposto, comente sobre o relacionamento do brasileiro com a leitura de um modo geral.

Tema II: Imigrantes europeus, do Oriente Médio e asiáticos, além de outros aspectos, influenciaram a formação étnica do povo brasileiro. O intenso processo de imigração no Brasil deixou fortes marcas de mestiçagem e hibridismo cultural, constituindo um importante fator na demografia, cultura, economia e educação deste país. A partir do que foi dito, comente sobre as dificuldades e as possibilidades do imigrante no país de acolhimento. 

Tema III: Comemoramos, em 2008, 120 anos da Abolição da Escravatura. Será que apesar de termos consolidado certos passos na vitória final contra o preconceito, suas diversas faces ainda se encontram expressas na sociedade brasileira? Comente sobre o assunto.