ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(IME - 2009/2010)Na figura, a SITUAO 1 apresenta u

Outra | Comunicação com o aluno
IME 2009IME FísicaTurma ITA-IME

(IME - 2009/2010)

Na figura, a SITUAÇÃO 1 apresenta um bloco cúbico de madeira, de aresta 1 m, com metade de seu volume imerso em água, sustentando o anteparo A2 e mantendo-o afastado 4,6 m do anteparo A1, sobre o qual estão duas fendas separadas de 2 mm. Na SITUAÇÃO 2, troca-se a água por um líquido de densidade menor, mantendo o mesmo nível H. Coloca-se uma prancha de massa desprezível e de comprimento 20 cm, apoiada pela aresta superior direita do bloco e a borda do tanque.

Em seguida, um corpo puntiforme de massa 2 x 10-6 kg e carga positiva de 2 x 10-6 C é abandonado do ponto mais alto da prancha, deslizando sem atrito. Ao sair da prancha, com velocidade \(\sqrt{2}\) m/s, penetra em um campo magnético uniforme \(B = 4 T\), com as linhas de indução paralelas ao plano do papel, descrevendo uma trajetória helicoidal de raio (\(\frac{\sqrt{6}}{8}\)) m.

Neste momento incide, na fenda localizada no teto, uma luz monocromática que, ao passar pelas fendas em A1, produz em A2 duas franjas claras consecutivas separadas por 1,6 mm. Admitindo a densidade da água igual a 1, determine:

a) o comprimento de onda da luz incidente nos anteparos;

b) a densidade do líquido na SITUAÇÃO 2.