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VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(IME - 2013/2014 - 2 FASE)TEXTO 3Poesia MatemticaM

Português | Interpretação de texto | elementos da poesia
Português | Interpretação de texto | noção de texto | fatores linguísticos e pragmáticos | fatores pragmáticos da textualidade
IME 2013IME PortuguêsTurma ITA-IME

(IME - 2013/2014 - 2ª FASE)

TEXTO 3 

Poesia Matemática 

Millôr Fernandes 

1     Às folhas tantas  
2     do livro matemático
3     um Quociente apaixonou-se
4     um dia  
5     doidamente
6     por uma Incógnita.
7     Olhou-a com seu olhar inumerável
8     e viu-a do ápice __ base
9     uma figura ímpar;
10   olhos romboides, boca trapezoide,  
11   corpo retangular, seios esferoides.
12   Fez de sua uma vida  
13   paralela à dela
14   até que se encontraram  
15   no infinito.
16   "Quem és tu?", indagou ele
17   em ânsia radical.
18   "Sou a soma do quadrado dos catetos.
19   Mas pode me chamar de Hipotenusa." 
20    E de falarem descobriram que eram
21   (o que em aritmética corresponde
22   a almas irmãs)
23   primos entre si.
24   E assim se amaram
25   ao quadrado da velocidade da luz
26   numa sexta potenciação  
27   traçando  
28   ao sabor do momento
29   e da paixão
30   retas, curvas, círculos e linhas senoidais
31   nos jardins da quarta dimensão.
32   Escandalizaram os ortodoxos das fórmulas euclidiana
33   e os exegetas do Universo Finito.
34   Romperam convenções newtonianas e pitagóricas.  
35   E enfim resolveram se casar
36   constituir um lar,  
37   mais que um lar,  
38    um perpendicular.
39    Convidaram para padrinhos
40    o Poliedro e a Bissetriz.
41    E fizeram planos, equações e diagramas para o futuro
42    sonhando com uma felicidade  
43    integral e diferencial.  
44    E se casaram e tiveram uma secante e três cones
45    muito engraçadinhos.
46    E foram felizes  
47    até aquele dia  
48    em que tudo vira afinal
49    monotonia.
50    Foi então que surgiu  
51    O Máximo Divisor Comum
52    frequentador de círculos concêntricos,
53    viciosos.  
54    Ofereceu-lhe, a ela,
55    uma grandeza absoluta
56    e reduziu-a a um denominador comum.
57    Ele, Quociente, percebeu
58    que com ela não formava mais um todo,
59    uma unidade.  
60    Era o triângulo,  
61    tanto chamado amoroso.
62    Desse problema ela era uma fração,  
63    a mais ordinária.  
64    Mas foi então que Einstein descobriu a Relatividade
65    e tudo que era espúrio passou a ser  
66    moralidade
67    como aliás em qualquer  
68    sociedade

RELEITURAS. Poesia matemática. Disponível em: <http://www.releituras.com/millor_poesia.asp>.  Acesso em 09/05/2013.

 

A repetição da conjunção “e” nos versos 41, 44 e 46 do texto 3 revela um traço estilístico que 

A

dá uma ideia de ênfase à sequência de ações do casal.

B

dá uma ideia de monotonia aos acontecimentos.

C

dá uma ideia de confusão à sequência de ações do casal.

D

ajuda a prever o desfecho da separação anunciada ao final.

E

deixa perceber a que movimento literário se filia o autor do texto.