ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(IME - 2019/2020 - 2 FASE)Informaes de Tabela Peri

Química | Físico-Química | cinética química
Química | Físico-Química | soluções | estequiometria com soluções
IME 2019IME QuímicaTurma ITA-IME

(IME - 2019/2020 - 2ª FASE) 

Informações de Tabela Periódica:

Constantes:

  • Constante de Faraday: 1 F = 96500 \(C\cdot mol^{-1}\)
  • Número de Avogadro: 6,02 x 10²³ 
  • Constante Universal dos Gases = \(\\0,082atm\cdot L\cdot K^{-1}\cdot mol^{-1} = 62,3 mmHg\cdot L\cdot K^{-1}\cdot mol^{-1} = 8,314 J\cdot mol^{-1}\cdot K^{-1}\)

 

\(In 2 = 0,693\ \ \ \ In3=1,1\ \ \ \ e =2,72\)

 

  • Equação de Nernst:  \(E=E^0-\frac{0,059}{n}log Q\)

 

  • Conversão: T(K) = t(ºC) + 273

                                                                                                                                                                                              

O cloro comercial é comumente usado na maioria das piscinas com o objetivo de eliminar microrganismos. Uma das formas de aplicá-lo na água da piscina é a partir da adição de compostos contendo o íon hipoclorito ou de ácido tricloroisocianúrico, vulgarmente denominado tricloro, que reage com a água, formando ácido hipocloroso e ácido cianúrico. As estruturas do tricloro e do ácido cianúrico são apresentadas abaixo.

 

A soma das concentrações do ácido hipocloroso e do íon hipoclorito é chamada de “cloro livre”, e ambas estabelecem um equilíbrio dependente do pH, de acordo com o gráfico abaixo.

 

O ácido hipocloroso é oito vezes mais eficiente como agente biocida do que o íon hipoclorito. Quando o pH está baixo, o excesso de ácido hipocloroso favorece a formação de cloraminas, que são irritantes aos olhos dos banhistas. Quando o pH está alto, o poder de eliminação de microorganismos é reduzido. Costuma-se considerar que o pH ótimo para aplicação em piscinas é de 7,5. Uma das vantagens do uso do tricloro é que o ácido cianúrico retarda o processo de fotólise do “cloro livre” quando a água está exposta à ação dos raios ultravioleta. Sem o ácido cianúrico, a meia-vida do “cloro livre” é de 17 min. A adição do tricloro faz com que a perda de “cloro livre” ocorra a uma taxa de 15 % por dia. No entanto, o teor máximo recomendado de ácido cianúrico para piscinas é de 100 ppm. Já os teores do ácido hipocloroso e do íon hipoclorito devem ser mantidos, individualmente, entre 0,25 e 2,5 ppm.

Em uma piscina residencial de 5000 L, foram medidos um pH de 8,5 e um teor de “cloro livre” de 0,5 ppm. Adicionaram-se então 23,25 g de tricloro, ajustando-se o pH para o valor ótimo.

Com base nas informações acima:

a) determine se, após essa adição, a piscina estará em condições de uso.

b) calcule em quantos dias o limite mínimo de cloro livre será atingido, caso a piscina não seja mais usada. Dados: log (73) = 1,863; log(17) = 1,230; log(5) = 0,699.