Questões e gabarito - ITA 2003

ITA
IME
ENEM
FUVEST
UNICAMP
UNESP
ESPCEX
AFA
1-15 de 61
Questão
2003Química

(Ita 2003) Sabendo que o estado fundamental do átomo de hidrogênio tem energia igual a - 13,6 eV, considere as seguintes afirmações: I. O potencial de ionização do átomo de hidrogênio é igual a 13,6 eV. II. A energia do orbital no átomo de hidrogênio é igual a - 13,6 eV. III. A afinidade eletrônica do átomo de hidrogênio é igual a - 13,6 eV. IV. A energia do estado fundamental da molécula de hidrogênio, H2(g), é igual a - (2 x 13,6) eV. V. A energia necessária para excitar o elétron do átomo de hidrogênio do estado fundamentalpara o orbital 2s é menor do que 13,6 eV. Das afirmações feitas, estão ERRADAS

Questão
2003Química

(Ita 2003) Duas soluções aquosas (I e II) contêm, respectivamente, quantidades iguais (em mol) e desconhecidas de um ácido forte, K 1, e de um ácido fraco, K 10-10 (K = constante de dissociação do ácido). Na temperatura constante de 25C, essas soluções são tituladas comuma solução aquosa 0,1 molL-1 de NaOH. A titulação é acompanhada pela medição das respectivas condutâncias elétricas das soluções resultantes. Qual das opções abaixo contém a figura com o par de curvas que melhor representa a variação da condutância elétrica (Cond.) com o volume de NaOH (VNaOH) adicionado às soluções I e II, respectivamente?

Questão
2003Química

(Ita 2003) Considere as seguintes comparações de calores específicos dos respectivos pares das substâncias indicadas. I. tetracloreto de carbono (ℓ, 25C) metanol (ℓ, 25C). lI. água pura (ℓ, -5C) água pura (s, -5C). III. alumina (s, 25C) alumínio (s, 25C). IV. isopor (s, 25C) vidro de janela (s, 25C). Das comparações feitas, está(ão) CORRETA(S)

Questão
2003Matemática

(ITA 2003) A área do polígono, situado no primeiro quadrante, que é delimitado pelos eixos coordenados e pelo conjunto {(x, y) IR2: 3x2 + 2y2 + 5xy - 9x - 8y + 6 = 0}, é igual a:

Questão
2003Química

(Ita 2003) Considere as seguintes espécies químicas no estado gasoso, bem como os respectivos átomos assinalados pelos algarismos romanos: Os orbitais híbridos dos átomos assinalados por I, II, III e IV são respectivamente:

Questão
2003Química

(Ita 2003) Qual das substâncias abaixo apresenta o menor valor de pressão de vaporsaturante na temperatura ambiente?

Questão
2003Química

(Ita 2003) Considere os equilíbrios químicos a seguir e seus respectivos valores de pK (pK = -log K), válidos para a temperatura de 25 C (K representa constante de equilíbrio químico). Na temperatura de 25 C e numa razão de volumes 10, misturam-se pares de soluções aquosas de mesma concentração. Assinale a opção que apresenta o par de soluções aquosas que ao serem misturadas formam uma solução tampão com pH próximo de 10.

Questão
2003Química

(Ita 2003) Considere a reação representada pela equação química 3A(g) + 2B(g) 4E(g). Esta reação ocorre em várias etapas, sendo que a etapa mais lenta corresponde à reação representada pela seguinte equação química: A(g) + C(g) D(g). A velocidade inicial desta última reação pode ser expressa por . Qual é a velocidade inicial da reação (mol s-1) em relação à espécie E?

Questão
2003Química

(ITA-2003/Adaptada)Ahibridização do átomo de xenônio nas espéciesXeOF4, XeO4 e XeF4 são, respectivamente:

Questão
2003Física

(Ita 2003) Num oftalmologista, constata-se que um certo paciente tem uma distância máxima e uma distância mínima de visão distinta de 5,0m e 8,0cm, respectivamente. Sua visão deve ser corrigida pelo uso de uma lente que lhe permita ver com clareza objetos no infinito. Qual das afirmações é verdadeira?

Questão
2003Português

(ITA-2003) Durante a Copa do Mundo deste ano, foi veiculada, em programa esportivo de uma emissora de TV, a notícia de que um apostador inglês acertou o resultado de uma partida, porque seguiu os prognósticos de seu burro de estimação. Um dos comentaristas fez, então, a seguinte observação: Já vi muito comentarista burro,mas burro comentarista é a primeira vez. Percebe-se que a classe gramatical das palavras se altera em função da ordem que elas assumem na expressão. Assinale a alternativa em que isso NÃO ocorre:

Questão
2003Química

(Ita 2003) Uma determinada substância cristaliza no sistema cúbico. A aresta da célula unitária dessa substância é representada por Z, a massa específica por e a massa molar por M. Sendo Nav igual ao número de Avogadro, qual é a expressão algébrica que permite determinar o número de espécies que formam a célula unitária desta substância?

Questão
2003Matemática

(Ita 2003) Dividindo-se o polinômio P(x) = x5 + ax4 + bx2 + cx + 1 por (x - 1), obtém-se resto igual a 2. Dividindo-se P(x) por (x + 1), obtém-se resto igual a 3. Sabendo que P(x) é divisível por (x - 2), tem-se que o valor de (ab)/c é igual a:

Questão
2003Química

(Ita 2003) Num cilindro, provido de um pistão móvel sem atrito, é realizada a combustão completa de carbono (grafita). A temperatura no interior do cilindro é mantida constante desde a introdução dos reagentes até o final da reação. Considere as seguintes afirmações: I. A variação da energia interna do sistema é igual a zero. II. O trabalho realizado pelo sistema é igual a zero. III. A quantidade de calor trocada entre o sistema e a vizinhança é igual a zero. IV. A variação da entalpia do sistema é igual à variação da energia interna. Destas afirmações, está(ão) CORRETA(S)

Questão
2003Física

Sobre um plano liso e horizontal repousa um sistema constituído de duas partículas, I e II, de massas M e m, respectivamente. A partícula II é conectada a uma articulação O sobre o plano por meio de uma haste que inicialmente é disposta na posição indicada na figura. Considere a haste rígida de comprimento L, inextensível e de massa desprezível. A seguir, a partícula I desloca-se na direção de II com velocidade uniforme VB, que forma um ângulo com a haste. Desprezando qualquer tipo de resistência ou atrito, pode-se afirmar que, imediatamente após a colisão (elástica) das partículas.

NOVIDADES
Kuadro