ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

[QUESTO ANULADA](ITA - 2003 - 1 FASE)(...)1 As ang

Português | Interpretação de texto | noção de texto | fatores linguísticos e pragmáticos | fatores semânticos e linguísticos da textualidade
ITA 2003ITA PortuguêsTurma ITA-IME

[QUESTÃO ANULADA]

(ITA - 2003 - 1ª FASE)

(...)
1    As angústias dos brasileiros em relação ao português
      são de duas ordens. Para uma parte da
      população, a que não teve acesso a uma boa
      escola e, mesmo assim, conseguiu galgar posi-
5    ções, o problema é sobretudo com a gramática.
      É esse o público que consome avidamente os
      fascículos e livros do professor Pasquale, em
      que as regras básicas do idioma são apresentadas
      de forma clara e bem-humorada. Para o
10  segmento que teve oportunidade de estudar em
      bons colégios, a principal dificuldade é com clareza.
      É para satisfazer a essa demanda que um
      novo tipo de profissional surgiu: o professor de
      português especializado em adestrar funcio-
15  nários de empresas. Antigamente, os cursos
      dados no escritório eram de gramática básica e
      se destinavam principalmente a secretárias. De
      uns tempos para cá, eles passaram a atender primordialmente
      gente de nível superior. Em ge-
20  ral, os professores que atuam em firmas são
      acadêmicos que fazem esse tipo de trabalho
      esporadicamente para ganhar um dinheiro extra.
     “É fascinante, porque deixamos de viver a teoria
      para enfrentar a língua do mundo real”, diz Antô-
25  nio Suárez Abreu, livre-docente pela Universidade
      de São Paulo (...)

(JOÃO GABRIEL DE LIMA. Falar e escrever, eis a questão. Veja, 7/11/2001, n. 1725)

 

Considerando que o autor do texto apresenta os fatos a partir da perspectiva daqueles que procuram um curso de língua portuguesa, aponte o sentido que a palavra “demanda” assume no texto

A

busca

B

necessidade

C

exigência

D

pedido

E

disputa