ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(ITA - 2018 - 1 FASE)Texto 3Proibido para menores

(ITA - 2018 - 1ª FASE)

Texto 3

Proibido para menores de 50 anos

Nos últimos meses, em meio ao debate sobre as reformas na Previdência, um ponto acabou despertando a atenção. Afinal, existem empregos para quem tem mais de 50 anos? Pendurar as chuteiras nem sempre é fácil. Ás vezes, pode significar uma quebra tão grande na rotina que afeta até mesmo o emocional.

Foi a partir de uma experiência familiar nesta linha que o paulistano Mórris Litvak criou a startup MaturiJobs. Trata-se de uma agência virtual de empregos, especializada em profissionais com mais de 50 anos.

Revista Isto é Dinheiro. Mercado de Trabalho. Maio/2017. o. 6.

Texto 4

O Brasil será, em poucas décadas, um dos países com maior número de idosos do mundo, e precisa correr para poder atendê-los no que eles têm de melhor e mais saudável: o desejo de viver com independência e autonomia. [...] O mantra da velhice no século XXI é “envelhecer no lugar”, o que os americanos chamam de aging in place. O conceito que guia novas políticas e negócios voltados para os longevos tem como principal objetivo fazer com que as pessoas consigam permanecer em casa o maior tempo possível, sem que, para isso, precisem de um familiar por perto. Não se trata de apologia da solidão, mas de encarar um dado da realidade contemporânea: as residências não abrigam mais três gerações sob o mesmo teto e boa parte dos idosos de hoje prefere, de fato, morar sozinha, mantendo-se dona do próprio nariz.

Disponível em: <http://veja.abril.com.br/brasillenvelhecer-no-seculo-xxi/>, 18 mar. 2016. Adaptado. Acesso em: 10 ago. 17.

É correto concluir que os textos 3 e 4

A

afirmam que o homem é capaz de superar todas as limitações da velhice.   

B

concordam que o envelhecimento não aflige mais a geração atual.   

C

julgam que as pessoas ainda sonham ser eternamente jovens.   

D

transmitem uma visão idealizada do envelhecimento nos dias atuais.   

E

focalizam aspectos diferentes do idoso em relação ao seu espaço na sociedade.