ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(MACKENZIE - 2017)Cincia uma das formas de busca d

(MACKENZIE - 2017)

Ciência é uma das formas de busca de conhecimento desenvolvida pelo homem moderno. Sob seu escopo inserem-se as mais diferentes realidades físicas, sociais e psíquicas, entre outras. A linguagem, manifestação presente em todos os momentos de nossas vidas e em todas as nossas atividades, podendo até ser tomada como definidora da própria natureza humana, passou a ser tratada sob a perspectiva dessa forma de conhecimento, ou seja, passou a ser objeto de investigação científica, a partir do início do século XX.

Por ter um papel central na vida dos seres humanos, a linguagem tem como sua característica primordial ser multifacetada. Tal característica exige que, ao submeter-se ao tratamento científico, essa realidade multifacetada sofra cortes e abstrações, tendo como consequência o fato de que ela só pode ser entendida a partir de diferentes perspectivas, gerando uma pluralidade de teorias que buscam compreendê-la e explicá-la.

Esmeralda Vailati Negrão, “A cartografia sintática”, em Novos caminhos da linguística

Assinale a alternativa correta.

A

O texto encontra na exploração das possibilidades estéticas de uso da linguagem sua principal característica.

B

Marcas de interação com o leitor evidenciam que a função fática é a predominante no texto.

C

A presença de índices de subjetividade, como o uso destacado da 1ª pessoa, indica que a função expressiva está em destaque no texto.

D

A linguagem objetiva e direta é uma das características que possibilitam definir a função referencial como a predominante no texto.

E

Como o texto trata de características da própria linguagem humana, pode-se afirmar que a função conativa é a predominante, dando prioridade a dados concretos e fatos.