ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(MACKENZIE 2017)Parece quase impossvel existir alg

(MACKENZIE 2017) 

Parece quase impossível existir algo tão complexo como o cérebro humano. Um neurocientista dedica anos de estudo apenas para se familiarizar com as principais regiões deste órgão, e não é para menos – são bilhões de células e trilhões de conexões. Por trás da fascinante estrutura neural, encontram-se funções bastante simples em seu objetivo. O cérebro existe para que possamos perceber o mundo e saber como reagir. É comum tratarmos a consciência como uma atividade passiva, mas não é bem assim – consciência requer metas, expectativas, capacidade de filtrar informações.

Se a mente lhe parece um espaço ativo, preenchido com mais coisas do que costuma aparecer em uma massa de circuitos, então você está certo ou certa. Você é a expressão física de uma história de desenvolvimento social muito maior do que imaginou. Seu cérebro é uma delicada entidade num constante frenesi de produção de conhecimento. A riqueza de suas vias reflete a riqueza de nossa vida.

Adaptado de Como o cérebro funciona, de John McCrone

Depreende-se corretamente do texto que:

A

as funções cerebrais são extremamente complexas, o que torna improvável uma compreensão de seu funcionamento.

B

as funções do cérebro relacionam-se a atividades que estão distantes de nossa percepção e compreensão do mundo.

C

as relações sociais ao longo de nossas vidas têm pouca relevância para a organização e o funcionamento do cérebro.

D

compreender o cérebro implica entender que seus elementos estruturais relacionam-se com fatores externos, que os afetam de alguma maneira.

E

a consciência é derivada de simples mecanismos cerebrais, nos quais se incluem relações internas entre neurônios, como fator relevante.