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(MACKENZIE - 2018) 

Texto para a(s) questão(ões) a seguir.

Carta do escritor Graciliano Ramos ao pintor Cândido Portinari

      Rio, 18 de Fevereiro de 1946
     

1Caríssimo Portinari:

      A sua carta chegou muito atrasada, e receio que 2esta resposta já não 3o ache 4fixando na tela a nossa pobre gente da roça. Não há trabalho mais digno, penso eu. 5Dizem que somos pessimistas e exibimos deformações; 6contudo as deformações e miséria existem fora da arte e são cultivadas pelos que nos censuram.
      O que às vezes pergunto 7a mim mesmo, com angústia, Portinari, é 8isto: se elas desaparecessem, poderíamos continuar a trabalhar? Desejamos realmente que elas desapareçam ou seremos também uns exploradores, tão perversos como os outros, quando expomos desgraças? Dos quadros que você mostrou 9quando almocei no Cosme Velho pela última vez, o que mais me comoveu foi aquela mãe com a criança morta. Saí de sua casa com um pensamento horrível: numa sociedade sem classes e sem miséria seria possível fazer-se aquilo? Numa vida tranquila e feliz que espécie de arte surgiria? Chego a pensar que faríamos cromos, anjinhos cor-de-rosa, e isto me horroriza.
      Felizmente a dor existirá sempre, a 10nossa velha amiga, nada a suprimirá. E 11seríamos ingratos se 12desejássemos a supressão dela, não 13lhe parece? Veja como os nossos ricaços em geral são burros.
      Julgo naturalmente que seria bom enforcá-los, mas se isto nos trouxesse tranquilidade e felicidade, eu ficaria bem desgostoso, porque não nascemos para tal sensaboria. O meu desejo é que, eliminados os ricos de qualquer modo e os sofrimentos causados por eles, venham novos sofrimentos, 14pois sem isto não temos arte.
      E adeus,15meu grande Portinari. Muitos abraços para você e para Maria.

 

Graciliano

*sensaboria: contratempo, monotonia 


Depreende-se corretamente do texto que o escritor Graciliano Ramos:

A

compreende a miséria humana e os sofrimentos como motivadores da produção artística, que não pode ser apenas ornamental.

B

entende que a função da pintura é oferecer as soluções práticas para o erradicamento da miséria humana.

C

se refere a pinturas que ele mesmo produziu sobre as diferenças sociais que afetam o povo brasileiro.

D

se dirige ao pintor Portinari com o claro objetivo de propor a formação de uma política que exclua os ricos da sociedade.

E

escreve ao pintor Portinari para tentar amenizar o remorso que sente por explorar a miséria humana.