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VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(PUC/Campinas - 2016)Para responder (s) questo(es)

Português | Literatura | modernismo no Brasil | 1a fase do modernismo no Brasil
Português | Literatura | modernismo no Brasil | contexto histórico do modernismo no Brasil
PUC 2016PUC PortuguêsTurma ENEM Kuadro

(PUC/Campinas - 2016) 

Para responder à(s) questão(ões) a seguir, considere o texto abaixo.
 
Contraditoriamente, foi o patrocínio da fração mais europeizada da aristocracia rural de São Paulo, aberta às influências internacionais, que permitiu o florescimento das inovações estéticas. O café pesou mais do que as indústrias. Os velhos troncos paulistas, ameaçados em face da burguesia e da imigração, se juntaram aos artistas numa grande “orgia intelectual”, conforme a definição de Mário de Andrade. Segundo ele, “foi da proteção desses salões literários [promovidos pela aristocracia rural] que se alastrou pelo Brasil o espírito destruidor do movimento modernista.”

(MARQUES, Ivan. Cenas de um modernismo de província.
São Paulo: Editora 34, 2011, p. 11)

O Modernismo de 22 caracterizou-se, de fato, por algumas contradições, entre as quais a que o texto aponta:

A

Os mentores modernistas promoveram ideais estéticos para agradar burgueses e aristocratas.

B

Uma economia voltada para a industrialização propiciou o desenvolvimento da produção rural.

C

Membros da aristocracia paulista renunciaram a seu gosto estético em nome da arte popular.

D

Membros da recém-formada burguesia impuseram seu gosto estético aos aristocratas.

E

Um setor da economia rural estimulou um movimento cultural de raiz urbana e moderna.