Gabarito UDESC - Provas Anteriores

ITA
IME
ENEM
FUVEST
UNICAMP
UNESP
ESPCEX
AFA
Questão
2019História

(Udesc 2019) Leia atentamente o trecho a seguir: Os anarquistas, senhores, são cidadãos que, em um século em que se prega por toda parte a liberdade de opiniões, acreditam ser seu dever recomendar liberdade ilimitada (...) Os anarquistas propõem, pois, a ensinar ao povo a viver sem governo, da mesma forma como ele começa a aprender a viver sem Deus. (Declaração dos anarquistas, 1883) A respeito dos princípios anarquistas, e com base na informação, assinale a alternativa correta.

Questão
2019Geografia

(Udesc 2019) Diversos estudiosos têm atribuído o atual estágio de consolidação do espaço mundial economicamente globalizado aos avanços científicos e tecnológicos. A integração efetiva entre ciência, tecnologia e produção teve início em meados do século XX e, em um curto intervalo de tempo, grande parte das descobertas científicas foi transformada em inovações tecnológicas. Essa fase produtiva, à qual o texto se refere, é denominada:

Questão
2019Biologia

(UDESC -2019) O organismo humano necessita de uma srie de elementos qumicos diferentes que so ingeridos em forma de ons de sais minerais. Associe os ons relacionados na Coluna A com a sua funo descrita na Coluna B. Coluna A I. Zinco II. Ferro III. Iodo IV. Sdio V. Clcio Coluna B ( ) Atua na coagulao do sangue. ( ) Componente de vrias enzimas, algumas envolvidas na digesto. ( ) Componente dos hormnios da tireoide. ( ) Mais importante on positivo extracelular; ao no impulso nervoso. ( ) Componente da protena responsvel pelo transporte de gases no sangue. Assinale a alternativa que indica a associao correta entre as colunas, de cima para baixo.

Questão
2019História

(Udesc 2019) Apesar de o processo de abolição ter culminado, em 1888, com a libertação dos escravizados, o racismo permaneceu com presença constante na história do Brasil, conforme pode-se observar neste texto de 1894, escrito por Nina Rodrigues: A civilização ariana está representada no Brasil por uma fraca minoria da raça branca a quem ficou o encargo de defendê-la, não só contra os atos antissociais os crimes de seus próprios representantes, como ainda contra os atos antissociais das raças inferiores. Analise as proposições pelas quais, pode ser constatada a presença do racismo nos anos iniciais da República Brasileira. I. No combate a tradições culturais, como a capoeira e várias formas de religiosidades africanas, que foram criminalizadas pelo código penal de 1890. II. Nos processos de reurbanização que desalojavam famílias na maioria negras dos centros das cidades, onde habitavam, muitas vezes, nos cortiços. III. Na organização de agremiações, exclusivamente, brancas, como a Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira. Assinale a alternativa correta.

Questão
2019Biologia

(UDESC - 2019)Assinale a alternativa que completa corretamente a informao. Ao conjunto de populaes que interagem em um mesmo habitat de maneira direta ou indireta chamamos de __________.

Questão
2019História

(Udesc 2019) Assinale (V) para as proposições que apresentam práticas políticas que caracterizaram o início da república, no Brasil, e (F) para as que não apresentam tais práticas. ( ) Coronelismo: sistema político baseado em acordos, em troca de favores e reconhecimentos. ( ) Mandonismo: consolidação do poder nas mãos das elites, que governavam graças às riquezas as quais controlavam. ( ) Clientelismo: Estratégia de cooptação de determinados segmentos sociais por meio da utilização de recursos pertencentes ao Estado. Assinale a alternativa correta, de cima para baixo.

Questão
2019Biologia

(Udesc 2019) O quadro abaixo mostra, de maneira simplificada, a evoluo das plantas terrestres. Com relao aos grupos vegetais apresentados no quadro, analise as proposies, e assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso. ( ) As brifitas so o primeiro grupo vegetal terrestre a possuir uma epiderme revestida com uma camada impermeabilizante. ( ) Na evoluo apresentada em A surgem os sistemas condutores de seiva bruta e a elaborada. ( ) Tanto as brifitas quanto as pteridfitas podem realizar a reproduo sexuada, independentemente da presena de gua, assim como as gimnospermas e as angiospermas. ( ) No processo evolutivo apresentado em B surgiram as sementes. ( ) As gimnospermas so o grupo vegetal mais antigo a apresentar sementes. ( ) No processo evolutivo apresentado em C surgem flores que so polinizadas por insetos, pssaros, tambm surgem ovrios e frutos. Assinale a alternativa correta, de cima para baixo.

Questão
2018Biologia

(Udesc 2018) Resultados recentes de trabalhos de pesquisadores da Fiocruz, de Pernambuco, mostraram que além do mosquito Aedes aegypti, o mosquito Culex quinquefasciatus, conhecido como pernilongo ou muriçoca, também é capaz de transmitir o zika vírus. Analise as proposições em relação à informação, e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa. ( ) Novas medidas de controle populacional dos mosquitos serão necessárias, já que os pernilongos Aedes e Culex possuem características genéticas diferentes. ( ) Esses resultados não trazem informações relevantes uma vez que todos os mecanismos de transmissão do zika vírus já são conhecidos, assim como o tratamento para a doença. ( ) Os vírus são seres vivos e agentes infecciosos diminutos, e como possuem metabolismo próprio podem se replicar rapidamente no ambiente, por isso não é aconselhável deixar água parada em recipientes ao ar livre. ( ) O zika é um vírus transmitido pelo Aedes aegypti e pode-se dizer que é o mesmo vírus da dengue, transmitida pelo mesmo mosquito, apenas mudando o nome da doença. ( ) Devido ao fato de ser uma doença causada por vírus, a confirmação da doença zika vírus ocorre apenas por sintomas, não tendo outra forma de confirmação, a exemplo, pelo exame de sangue. Assinale a alternativa correta, de cima para baixo.

Questão
2018Matemática

Considere a progressão aritmética, a progressão geométricae as funções f(x) = 3x+1, g(x) =e h(x) = log(x) para analisar as sentenças a seguir. I.é uma P.A. II.é uma P.A. III.é uma P.G. IV.é uma P.A. Assinale a alternativa correta:

Questão
2018História

(Udesc 2018) Os proletários nada têm a perder a não ser suas algemas. Têm um mundo a ganhar. Proletários de todo o mundo, uni-vos.. Estas frases, escritas por Karl Marx e Frederich Engels, encerram o Manifesto Comunista, publicado em Londres, em 1848. A respeito das condições de trabalho na Europa, durante o século XIX, é correto afirmar:

Questão
2018Biologia

(UDESC - 2018) Complete as lacunas. __________ so hormnios vegetais relacionados regulao do crescimento das plantas. Quando estimulados iniciam a sntese de enzimas que promovem o amolecimento da parede celular, proporcionando movimentos vegetais como ___________. Artificialmente, possvel produzir ___________ por meio da aplicao de cido indolilactico diretamente nos ovrios para se obter uvas, melancias e tomates, sem sementes. Assinale a alternativa que completa as lacunas do texto, corretamente:

Questão
2018Biologia

(Udesc 2018) Um tubarão e um golfinho possuem muitas semelhanças morfológicas, embora pertençam a grupos distintos. O tubarão é um peixe que respira por brânquias, e suas nadadeiras são suportadas por cartilagens. O golfinho é um mamífero, respira ar atmosférico por pulmões, e suas nadadeiras escondem ossos semelhantes aos dos nossos membros superiores. Portanto, a semelhança morfológica existente entre os dois não revela parentesco evolutivo. Eles adquiriram essa grande semelhança externa pela ação do ambiente aquático que selecionou nas duas espécies a forma corporal ideal ajustada à água. Esse processo é conhecido como:

Questão
2018Biologia

(Udesc 2018) Moluscos são animais do Filo Mollusca, do latim molluscus significa mole, portanto molusco é um animal de corpo mole que pode ser recoberto por uma concha ou não, apresenta uma simetria bilateral e, em idade adulta, um corpo não segmentado. Fonte: RUPPERT BARNES, 2005). Analise as proposições em relação aos moluscos, e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa. ( ) As lesmas são cefalópodes com o corpo constituído por manto, pé e cabeça com um par de tentáculos ópticos e um par de tentáculos sensoriais. São adaptadas ao ambiente terrestre e possuem respiração cutânea. ( ) As ostras do mangue são bivalves marinhos com respiração branquial e filtradores, que se alimentam principalmente de fitoplâncton. ( ) Os polvos são cefalópodes marinhos, sem presença de concha e apresentam respiração branquial. ( ) Os caramujos possuem concha em espiral, com voltas ou giros no mesmo plano, esses gastrópodes terrestres apresentam respiração pulmonar. ( ) Os mexilhões são gastrópodes sésseis que vivem fixos pelo bisso às rochas costeiras e têm o hábito alimentar herbívoro raspador de algas. Assinale a alternativa correta, de cima para baixo.

Questão
2018História

(Udesc 2018) Na Bruzundanga, como no Brasil, todos os representantes do povo, desde o vereador até o Presidente da República, eram eleitos por sufrágio universal, e, lá, como aqui, de há muito que os políticos práticos tinham conseguido quase totalmente eliminar do aparelho eleitoral esse elemento perturbador o voto. (Lima Barreto, Os bruzundangas.) Escrito em 1917, o livro Os bruzundangas corresponde a uma forte sátira da sociedade brasileira. Em relação ao trecho citado, é correto afirmar que Lima Barreto, por meio da ficção, refere-se:

Questão
2018Espanhol

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO: POEMA VEINTE Puedo escribir los versos más tristes esta noche. Escribir, por ejemplo: La noche está estrellada, y tiritan, azules, los astros, a lo lejos. El viento de la noche gira en el cielo y canta. Puedo escribir los versos más tristes esta noche. Yo la quise, y a veces ella también me quiso. En las noches como ésta la tuve entre mis brazos. La besé tantas veces bajo el cielo infinito. Ella me quiso, a veces yo también la quería. Cómo no haber amado sus grandes ojos fijos. Puedo escribir los versos más tristes esta noche. Pensar que no la tengo. Sentir que la he perdido. Oír la noche inmensa, más inmensa sin ella. Y el verso cae al alma como al pasto el rocío. Qué importa que mi amor no pudiera guardarla. La noche está estrellada y ella no está conmigo. Eso es todo. A lo lejos alguien canta. A lo lejos. Mi alma no se contenta con haberla perdido. Como para acercarla mi mirada la busca. Mi corazón la busca, y ella no está conmigo. La misma noche que hace blanquear los mismos árboles. Nosotros, los de entonces, ya no somos los mismos. Ya no la quiero, es cierto, pero cuánto la quise. Mi voz buscaba el viento para tocar su oído. De otro. Será de otro. Como antes de mis besos. Su voz, su cuerpo claro. Sus ojos infinitos. Ya no la quiero, es cierto, pero tal vez la quiero. Es tan corto el amor, y es tan largo el olvido. Porque en noches como ésta la tuve entre mis brazos, mi alma no se contenta con haberla perdido. Aunque éste sea el último dolor que ella me causa, y éstos sean los últimos versos que yo le escribo. Del libro 20 poemas de Amor y una canción desesperada. Pablo Neruda Premio Nobel de Literatura 1971. (Udesc 2018) Marque la traducción correcta al portugués de es tan largo el olvido (verso 28).

NOVIDADES
Kuadro