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Disciplina

(UECE - 2016 / adaptada)Joo Gilberto Noll nasceu e

(UECE - 2016 / adaptada) 

João Gilberto Noll nasceu em Porto Alegre, no ano de 1946. Além de contista e romancista, fez incursões pela literatura infantil. Ganhou cinco prêmios Jaboti. João Gilberto Noll faz uma literatura caracterizada pela dissolução. Seus romances são concisos e apresentam enredos episódicos sustentados pela causalidade. Essa técnica difere da técnica narrativa que estabelece o elo entre o real e o ficcional. Os personagens de Noll são seres não localizados e alijados da experiência; muito embora lançados numa sucessão frenética de acontecimentos e passando por um sem número de lugares, o que vivem não se converte em saber, em consciência de ser e de estar no mundo.

Texto

Duelo antes da noite

1 No caminho a menina pegou uma pedra e
2 atirou-a longe, o mais que pôde. O menino
3 puxava a sua mão e reclamava da vagareza da
4 menina. Deviam chegar até a baixa noite a
5 Encantado, e o menino sabia que ele era
6 responsável pela menina e deveria manter uma
7 disciplina. Que garota chata, ele pensou. Se eu
8 fosse Deus, não teria criado as garotas, seria
9 tudo homem igual a Deus. A menina sentia-se
10 puxada, reclamada, e por isso emitia uns sons de
11 ódio: graças a Deus que eu não preciso dormir
12 no mesmo quarto que você, graças a Deus que
13 eu não vou morar nunca mais com você. Vamos
14 e não resmunga, exclamou o menino. [...]

(NOLL, João Gilberto. In: Romances e contos reunidos. São Paulo: Companhia das Letras, 1997. p. 690-692. Texto adaptado.)

O enunciado “A menina sentia-se puxada, reclamada, e por isso emitia uns sons de ódio: graças a Deus que eu não preciso dormir no mesmo quarto que você, graças a Deus que eu não vou morar nunca mais com você” (linhas 9-13) causa certo estranhamento ao leitor, isto é, surpreende-o, por conter algo que não é usual. Assinale a opção que aponta e justifica com correção e elementos textuais esse desvio da linguagem ordinária.

A

Em “emitia uns sons de ódio”, o enunciador ao atribuir sons ao ódio, ou sugerir que o ódio pode provocar sons, de certa forma reforça o teor de abstração desse sentimento que por sua própria natureza é abstrato. Esse trabalho com a língua intensifica a força da aversão que a menina acha sentir pelo menino.

B

Em “puxada, reclamada” o estranhamento decorre da coordenação de dois adjetivos, com regências diferentes. No caso do texto, essa surpresa torna-se mais intensa porque os dois adjetivos provocam o eco, que corresponde a uma rima. A referida assonância parece aumentar a repulsa da menina pelo menino

C

Em “graças a Deus que eu não vou morar nunca mais com você”, ameniza-se a força do não, com o emprego seguido de duas expressões negativas.

D

Há, no trecho, uma informação clara dos sentimentos da menina, mas também uma sugestão óbvia sobre o futuro dela.

E