ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UEFS 2014 - Meio do ano)As comparações entre esse

(UEFS 2014 - Meio do ano)

As comparações entre esse papa, que assumiu o Trono de Pedro em março, e seus dois antecessores, Bento XVI e João Paulo II, ressaltam as virtudes de Francisco neste momento duro para a Igreja Católica, atolada em denúncias de corrupção e de pedofilia e enredada em regras que só fazem afastar os fiéis. (LOPES; BORGES, 2013, p. 51).

O olhar sobre a crise vivida pela Igreja Católica, como referida no texto e sobre a crise vivida pela mesma Instituição, no século XVI, permite identificar 

A

 o envolvimento direto da Igreja, em ambas as crises, nas questões sobre políticas de suas respectivas épocas, que determinou a divisão do clero entre grupos opostos, conservadores e modernistas. 

B

 a rigidez das soluções encontradas no passado, responsável pela ruptura da Igreja e a flexibilidade necessária na busca de soluções, no presente, permitindo a renúncia e a coexistência simbólica entre dois papas

C

 a indiferença da população cristã pelo que acontecia na Igreja do século XVI, resultando na aceitação sem conflitos do nascimento das Igrejas Reformadas.

D

 a exigência da cristandade atual por uma Igreja pura, afastada da sociedade, voltada para o cultivo da espiritualidade, ideal apoiado pela alta cúpula da Igreja. 

E

tanto no passado como no presente, o cultivo, pelos Papas, dos princípios da simplicidade e a opção pelos pobres, o que os identifica com o discurso do Papa Francisco.