ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UEFS 2015 - Meio do ano)Do total de 1, 39 bilhão

(UEFS 2015 - Meio do ano) Do total de 1, 39 bilhão de quilômetros cúbicos de água da Terra, menos de 1%  é potável e de fácil acesso. (VENTUROLI, 2009, p. 43).

Com base na  informação e nos conhecimentos sobre a água na Terra — águas continentais, oceanos e mares — , é correto afirmar: 

A

 A importação de água virtual democratiza o acesso a esse recurso natural, porque não compromete as reservas dos países produtores e não traz problemas ecológicos.

B

 As políticas públicas brasileiras sobre a questão da água, aplicadas nas últimas décadas, tem longo alcance, pois objetivam resolver os problemas de forma duradoura. 

C

 O aquífero Guarani corre sob os territórios do Brasil, Uruguai, Argentina, Paraguai e Bolívia, estando livre da exploração desmedida e da poluição. 

D

 A água sempre foi um bem precioso na Palestina, mas, mesmo assim, desde os Acordos de Bruxelas, os palestinos dividem três aquíferos em condições de igualdade com os israelenses.

E

Os especialistas chamam de pressão humana sobre a Terra fatores, como o crescimento demográfico, o desenvolvimento econômico, a urbanização e as alterações climáticas, que, segundo eles, estão entre as causas que mais pressionam o ciclo hidrológico.