ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UEM - 2009)Observe a seguinte afirmao sobre o pen

Filosofia | Filosofia Pós Moderna | Emmanuel Lévinas
UEM 2009UEM FilosofiaTurma ENEM Kuadro

(UEM - 2009)

Observe a seguinte afirmação sobre o pensamento de Emmanuel Levinas (1906-1995): “Uma primeira fase da filosofia ocidental, da Antiguidade à Idade Média, foi centrada no estudo do ser. Esse estudo apaga a noção de alteridade, pois o ser é aquilo que é ele mesmo. Estudar o ser é sempre estudar o mesmo, nunca o outro. Depois de pensar o ser, a filosofia pensou o eu e a filosofia moderna constitui-se como uma filosofia do sujeito. Também nessa filosofia do sujeito o outro ficou de fora, pois ele é sempre tematizado com base no eu. É necessário, portanto, voltar-se para o outro. Essa é, pensa Levinas, a tarefa da filosofia contemporânea. Isso significa colocar a ética em primeiro lugar, pois é da relação com o outro que surge o questionamento moral.” (GALLO, S. Filosofia: experiência do pensamento. São Paulo: Scipione, 2013, p. 281).

A partir do texto citado, assinale o que for correto.

I- A alteridade é uma temática contemplada pelos tratados de ontologia que estudam o ser enquanto ser.
II- Apesar de apresentar avanços em relação à Antiguidade, a epistemologia moderna não deu a devida importância ao estatuto filosófico do outro.
III- Ao criticar a filosofia do sujeito, a ética ganha destaque, pois a liberdade e a autonomia dos indivíduos devem ser pensadas à luz da questão moral.
IV- Ao descrever as categorias transcendentais do sujeito, a filosofia clássica contempla a experiência do outro.
V- O outro não se reduz ao conhecimento do que eu sou, razão pela qual a alteridade não se limita ao problema epistemológico.

A

Somente I, II e III são verdadeiras.

B

Somente I, II e IV são verdadeiras.

C

Somente I, III e IV são verdadeiras.

D

Somente II, III e V são verdadeiras.

E

Todas as alternativas são verdadeiras.