ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UEM)Diferentemente de outras populaes no mundo, q

(UEM) 

“Diferentemente de outras populações no mundo, que em sua grande maioria estão com baixos níveis de fecundidade (ou baixando) e baixos níveis de mortalidade (ou baixando), ou seja, passando pela chamada transição demográfica, os povos indígenas na América Latina, ao contrário, se encontram num processo de crescimento populacional. Assim sendo, os altos níveis de fecundidade desses povos estão sendo mantidos, nos últimos dez anos pelo menos, e a taxa de crescimento anual está sendo estimada, de uma maneira geral, em 3% ao ano. Isto indica que esses povos estão com uma dinâmica demográfica completamente distinta daquela observada na maioria dos países do mundo, não só da América Latina.” (AZEVEDO, M. M., p. 55, 2008). “A demografia – ou Geografia da População – é a área da ciência que se preocupa em estudar as dinâmicas e os processos populacionais.”(MUNDO EDUCAÇÃO, 2017)

 

Sobre demografia, leia as assertivas a seguir.

I. Densidade demográfica – taxa que mede o número de pessoas em determinado espaço, geralmente medida em habitantes por quilômetro quadrado (hab/km²).

II. Crescimento populacional ou demográfico – taxa de crescimento populacional calculada a partir da soma entre o crescimento natural e o crescimento migratório.

III. Taxa de natalidade – número de óbitos que acontecem em uma determinada área.

IV. Taxa de fecundidade – número de nascimentos bem sucedidos menos o número de óbitos em nascimentos.

 Assinale a alternativa que aponta as assertivas corretas.

A

Apenas I e IV.

 

B

Apenas I, II e III.

C

Apenas II, III e IV.

 

D

Apenas I, II e IV.

 

E

Apenas Ie II