Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões - UEM 2017 | Gabarito e resoluções

1-14 de 14
Questão
2017Sociologia

(UEM 2017 - Adaptada) Max Weber um dos autores centrais para a constituio da Sociologia. Um de seus principais temas de investigao foi o da dominao. Para ele, os sistemas de dominao se vinculariam a processos de legitimao. No intuito de compreender tal situao, o autor desenvolveu um modelo de anlise com base naquilo que denominou de trs tipos ideais de dominao: o racional, o tradicional e o carismtico. Assinale o que for verdadeiro com V e o que for falso com F a respeito desses trs tipos weberianos de dominao: I.Os tipos de dominao propostos por Max Weber no so encontrados de forma pura na realidade. II. Para que exista dominao, necessrio que os dominados obedeam autoridade dos que detm o poder. III. Para Max Weber, a dominao carismtica baseada na venerao do poder heroico, na santidade e no carter exemplar de uma pessoa. IV. A dominao tradicional, segundo Max Weber, consiste no desenvolvimento do aparato burocrtico. V. Max Weber define a dominao racional como aquela que no necessita dos aparatos legislativo e burocrtico.

Questão
2017História

(UEM 2017) Sobre o processo de ocupação humana e de desenvolvimento do litoral paranaense, é correto afirmar que: 01) Os vestígios mais antigos da presença humana no litoral paranaense são estimados em cerca de 6.500 anos. Foram encontrados juntos aos sambaquis, que são estruturas monticulares resultantes de acúmulos artificiais de conchas, de restos de crustáceos, de peixes e de mamíferos aquáticos e terrestres. Os vestígios indígenas eram: lâminas de machado, zoólitos e até esqueletos humanos. 02) Dentre os núcleos de povoamento do litoral, Morretes se destacou por desempenhar o mais relevante papel econômico durante o período colonial, uma vez que era responsável pela atividade oficial referente ao ouro que havia sido descoberto na região. 04) A região litorânea paranaense foi excluída da primeira forma de gestão colocada em prática pelos colonizadores portugueses, que consistia na divisão do território brasileiro em capitanias hereditárias. 08) Até o final do século XIX, quando houve a abertura da Estrada da Graciosa, o deslocamento entre o litoral e o Primeiro Planalto era realizado por caminhos precários, abertos a partir de antigas picadas indígenas. 16) No litoral, o contato dos indígenas da etnia Guarani com os europeus foi conturbado, uma vez que ocasionou os massacres físico e cultural dos índios.

Questão
2017Sociologia

(UEM 2017 - Adaptada) Ver TV um dos principais deveres do socilogo. ali, no mundo tal como ele visto na TV, que a maioria das pessoas passa boa parte de suas vidas e adquire grande parcela de seu conhecimento do mundo. O Lebenswelt [mundo em que vivemos], o principal objeto de nosso estudo e o principal alvo de nossas mensagens, estaria dolorosamente incompleto hoje se fosse privado dos ingredientes fornecidos pela TV on-line. Recusar-se a ver TV equivale a dar as costas a uma parte considervel, e ainda em crescimento, da experincia humana contempornea. Essa uma considerao que deveria orientar e ditar a seleo daquilo que os socilogos devem ver, e no, lamentavelmente, sua esttica ou outras preferncias voltadas para a busca do prazer. Mas quem disse que o trabalho dos socilogos deve ser -est fadado a ser- invariavelmente prazeroso?. BAUMAN, Z. P. Para que serve a sociologia? Dilogos com Michael Hviid Jacobsen e Keith Tester. Rio de Janeiro: Zahar, 2015, p. 129 e 130. A partir do texto acima e de teorias sociolgicas sobre mdias, publicidade e consumo, assinale o que for verdadeiro com V e o que for falso com F. I.A televiso, em nossa sociedade, est relacionada ao entretenimento, o que anula o interesse de qualquer pesquisa objetiva sobre a sociedade a partir de sua observao II.A anlise sociolgica de telejornais, telenovelas, programao infantil, pode enfocar, por exemplo, concepes sobre natureza, educao, feminino, velhice e outros temas comunicados a milhares de pessoas. III. Pesquisar programas televisivos algo irrelevante para a sociologia contempornea devido baixa qualidade da programao. IV. Considerando o carter subjetivo da pesquisa sociolgica, seus praticantes devem se ocupar apenas daquilo que lhes seja agradvel. V. O papel social da TV como meio de expresso, canal miditico e mediador de publicidade e consumo, a torna um fenmeno sociologicamente relevante.

Questão
2017História

(UEM 2017) Em relação a atividades artísticas no Paraná, assinale o que for correto. 01) O Paranismo foi um movimento regionalista ocorrido no estado do Paraná na década de 1920 à de 1940, conduzido por um grupo de intelectuais que procurava cultuar e divulgar a história e as tradições do Paraná. 02) O artista e professor Guido Viaro experimentou diversas técnicas: escultura, monotipia, zincogravura, água-forte, ponta-seca, desenho e pintura a óleo. 04) Ao contrário da Música e das Artes Plásticas, a Literatura paranaense não assimilou os ideais modernistas, porque Curitiba não fazia parte dos grandes centros urbanos do País, onde ocorria a maior parte das novidades literárias. 08) Joaquim foi uma revista lançada na década de 1940, com o objetivo de disseminar novas ideias que enterrassem os modelos acadêmicos de Arte, atualizando a Arte Paranaense de seu tempo. 16) Poty Lazarotto foi ilustrador e muralista. Sua obra, de caráter surrealista, retrata figuras disformes sem compromisso com o Realismo. É considerado um dos artistas menos significativos do Paraná em sua época.

Questão
2017História

(UEM-PAS 2017) Os primeiros navios que aportaram no litoral do Paraná encontraram um grande número de indígenas que foram denominados Carijós, os atuais Guarani. Desde o início da colonização houve a contribuição dos indígenas na formação do que seria o povo paranaense: influência étnica com a miscigenação, contribuição linguística na incorporação de termos de origem indígena na nominação de lugares, contribuições à culinária (alimentos provenientes da mandioca, do milho, do mate, dentre outros). A respeito das populações indígenas que existiam nos territórios onde é o Paraná hoje, assinale o que for correto. 01) Os primeiros habitantes do Paraná foram os grupos de caçadores coletores que habitaram a região desde 9.000 anos antes do presente. 02) Os Guarani eram povos ceramistas e agricultores, e habitavam o litoral e os vales dos grandes rios. 04) Os Kaingang também eram povos ceramistas e agricultores, e habitavam preferencialmente as regiões dos planaltos paranaenses. 08) Os Xavante habitavam as regiões entre os rios Piquiri e Ivaí, e foram aldeados nas Reduções Jesuíticas. 16) O povo Xetá, que vivia na Serra dos Dourados, no noroeste do estado, foi o último grupo indígena a ser contatado pelas frentes de colonização moderna na década de 1950.

Questão
2017História

(UEM 2017) Sobre a presença dos jesuítas espanhóis durante o século XVII, na região do Guairá, que abrangia parte do atual território paranaense, assinale o que for correto. 01) As primeiras reduções fundadas pelos padres jesuítas, na região, foram as de Nossa Senhora de Loreto e de Santo Inácio Mini, ambas localizadas na margem esquerda do rio Paranapanema. 02) As reduções eram dirigidas por um missionário jesuíta que tinha a suprema autoridade no local. Esse líder missionário era chamado de pai-tuya (pai velho) pelos índios. 04) As reduções tinham uma organização muito parecida com as vilas portuguesas. Havia uma praça central, onde se localizava a igreja e as casas ficavam alinhadas de maneira a formarem quadras, e possuíam uma espécie de área coberta e contínua, que as ligava entre si. 08) Nas propriedades coletivas (tupã-mbe), chamadas de propriedades de Deus, o trabalho era coletivo e realizado em sistema de turnos pelos índios. Os alimentos produzidos nestas propriedades eram armazenados em depósitos públicos e depois distribuídos para as famílias indígenas. 16) Os bandeirantes foram os grandes aliados dos jesuítas. Juntos derrotaram os exércitos espanhol e português (Aliança Ibero-americana), que pretendiam conquistar a região para explorar os recursos naturais, sobretudo ouro e diamantes.

Questão
2017História

(UEM 2017) Sobre a erva-mate no estado do Paraná, é correto afirmar que 01) é uma planta medicinal que, antes do descobrimento do Brasil, foi muito utilizada pelas populações indígenas para combater ferimentos por ataques de animais selvagens. 02) era cultivada nos Campos Gerais em sistema de plantio direto e em rotação de culturas. 04) foi o principal produto da economia paranaense no período provincial. 08) sua indústria contribuiu para o desenvolvimento de outras empresas, tais como as de embalagem, de metalurgia, de madeira, e a gráfica. 16) o crescimento da economia ervateira consolidou a riqueza da aristocracia paranaense do século XIX e contribuiu para que as elites defendessem a emancipação política do Paraná da província de São Paulo.

Questão
2017Filosofia

(UEM - 2017) Observe a seguinte afirmao sobre a filosofia de Espinosa (1632-1677): A filosofia procura explicar tanto a ordem do real como a posio do homem nessa ordem (o que para ns o bem e o mal) sem o recurso a nenhum mistrio e nenhuma arbitrariedade. Isso significa encontrar o porqu do real, do bem e do mal sem ter que apelar para a opinio dos outros, prpria opinio ou mesmo prpria experincia, se elas forem insuficientes para mostrar as razes de aceitarmos nossos julgamentos. Apenas sero aceitos como filosficos os julgamentos fundados na experincia suficiente para demonstrarmos o que julgamos, na razo ou, enfim, na compreenso intelectual daquilo que julgamos. VIEIRA NETO, P. Espinosa. In: MARAL, J. Antologia de textos filosficos. Curitiba: SEED-PR, p. 193 e 194. A partir da leitura do excerto, assinale o que for correto. I - O juzo humano uma opinio, pois a experincia insuficiente para conhecer a verdade. II - O entendimento humano dos fenmenos do mundo impossvel, pois depende da vontade de Deus. III - O intelecto humano tem preponderncia sobre a experincia emprica, pois Espinosa um filsofo racionalista. IV - O conhecimento do bem e do mal corresponde s ordenaes humanas que o entendimento descobre no mundo. V - O conhecimento sensvel suficiente para a operao racional que produz os juzos do entendimento humano. Assinale:

Questão
2017História

(UEM -2017) Sobre o perodo regencial brasileiro (1831-1840), incorreto afirmar que:

Questão
2017Filosofia

(UEM2017 - Adaptado) O que racional, efetivo; e o que efetivo, racional. Nesta convico est toda conscincia desprevenida, bem como a filosofia, e daqui que esta parte para a considerao tanto do universo espiritual quanto do natural. [...] O que importa, ento, reconhecer na aparncia do temporal e do transitrio a substncia que imanente, e o eterno que presente. Com efeito, o racional, que sinnimo da ideia, quando ele entra em sua efetividade simultaneamente na existncia externa, emerge uma riqueza infinita de formas, fenmenos e configuraes, e reveste o seu ncleo com uma casca multicolor, na qual a conscincia inicialmente se instala, e que s o conceito transpassa, para encontrar o pulso interno e sentir igualmente o seu batimento nas configuraes externas. HEGEL, G. F. Excertos e pargrafos traduzidos. In MARAL, J. Antologia de textos filosficos. Curitiba: Seed, 2009, p. 313 e 314. A partir do texto de Hegel, assinale o que for correto com V e o que for falso com F: I -A filosofia no pode se ater s manifestaes externas, s aparncias dos fenmenos e suas diversas configuraes. II -A imanncia uma qualidade sensvel da substncia, um dado exterior s coisas. III - O racional torna-se ideia quando a conscincia ultrapassa os fenmenos e os leva ao plano dos conceitos. IV - O processo do conhecimento parte do plano sensvel, dos fenmenos, e atinge o plano do conceito, quando se torna efetivamente racional. V - A filosofia busca reconhecer o que permanece na substncia apesar dos diversos aspectos transitrios e variveis presentes, como a cor, a extenso, a quantidade e outros.

Questão
2017Sociologia

(UEM 2017 - Adaptada) Sobre o conceito de trabalho, assinale o que for verdadeiro com V e o que for falso com F: I. Na sociedade moderna, o trabalho uma mercadoria e pode ser vendido da mesma maneira que qualquer outro bem ou produto. II. O trabalho pode ser visto como uma ao racional referente a fins, isto , como uma atividade orientada para a produo de bens e servios para os outros ou para si prprio. III. As transformaes na estrutura produtiva na sociedade contempornea privilegiam as formas de trabalho orientadas por aes afetivas, ou seja, por prticas marcadas pela espontaneidade, pela liberdade de escolha e pela gerao de prazer pessoal. IV. So as formas tradicionais de organizao do trabalho que caracterizam os diferentes setores de servio pblico, por isso a lentido dos processos, os altos salrios dos servidores, a obsolescncia dos equipamentos e a ineficincia dos procedimentos. V. A especializao do trabalhador uma das caractersticas da diviso do trabalho social e verificvel na indstria, na cincia e nas diversas profisses existentes.

Questão
2017Sociologia

(UEM2017 - Adaptada) (...) o que fica no centro das preocupaes, das apreenses e, mesmo, das obsesses o preconceito de no ter preconceitos. Atravs de processos de mudanas psicossocial e sociocultural reais sob certos aspectos profundos e irreversveis, subsiste uma larga herana cultural, como se o brasileiro se condenasse, na esfera das relaes raciais, a repetir o passado no presente. FERNANDES, F. O negro no mundo dos brancos. So Paulo: Global, 2007, p. 42. Com base na citao acima e em estudos realizados acerca das relaes raciais no Brasil, assinale o que for verdadeiro com V e o que for falso com F: I. A sociedade brasileira tende a condenar publicamente o racismo, todavia ele considerado relativamente aceito em diversos espaos, momentos e relaes sociais de carter privado ou coletivo. II. No Brasil, a democracia racial uma realidade. O racismo, portanto, no existe. III. A herana cultural da escravido foi irrelevante para a sociedade brasileira aps a abolio. IV. O mito da democracia racial foi e uma construo que colabora para a dissimulao do racismo no Brasil. V. Dentre as marcas culturais da escravido no Brasil est a tendncia a associar pessoas negras a profisses de menor status social.

Questão
2017Geografia

(Uem-pas 2017) Em 2000, o nibus espacial Endeavour realizou uma misso internacional chamada Shuttle Radar Topography Mission (SRTM) com o objetivo de realizar o mapeamento tridimensional do planeta. As informaes obtidas possuem muito mais preciso e legibilidade em diversas escalas para estudos que podem ser aplicados em projeo de estradas, levantamento geoqumico e geofsico, no planejamento urbano e de estruturas agrrias, entre outros. Adaptado de OLIC, N. B.; SILVA, A. C. da; LOZANO, R. Vereda digital: Geografia. So Paulo: Moderna, p.38. O conhecimento e o mapeamento da cobertura e uso do solo so informaes imprescindveis para o planejamento e a formulao de polticas pblicas voltadas para o desenvolvimento de um lugar, de uma regio ou de um pas. Sobre o desenvolvimento tecnolgico e suas aplicaes, assinale aalternativaincorreta.

Questão
2017Geografia

(UEM) Diferentemente de outras populaes no mundo, que em sua grande maioria esto com baixos nveis de fecundidade (ou baixando) e baixos nveis de mortalidade (ou baixando), ou seja, passando pela chamada transio demogrfica, os povos indgenas na Amrica Latina, ao contrrio, se encontram num processo de crescimento populacional. Assim sendo, os altos nveis de fecundidade desses povos esto sendo mantidos, nos ltimos dez anos pelo menos, e a taxa de crescimento anual est sendo estimada, de uma maneira geral, em 3% ao ano. Isto indica que esses povos esto com uma dinmica demogrfica completamente distinta daquela observada na maioria dos pases do mundo, no s da Amrica Latina.(AZEVEDO, M. M., p. 55, 2008).A demografia ou Geografia da Populao a rea da cincia que se preocupa em estudar as dinmicas e os processos populacionais.(MUNDO EDUCAO, 2017) Sobre demografia, leia as assertivas a seguir. I. Densidade demogrfica taxa que mede o nmero de pessoas em determinado espao, geralmente medida em habitantes por quilmetro quadrado (hab/km). II. Crescimento populacional ou demogrfico taxa de crescimento populacional calculada a partir da soma entre o crescimento natural e o crescimento migratrio. III. Taxa de natalidade nmero de bitos que acontecem em uma determinada rea. IV. Taxa de fecundidade nmero de nascimentos bem sucedidos menos o nmero de bitos em nascimentos. Assinale a alternativa que aponta as assertivascorretas.

1-14 de 14