ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(Uem-pas 2017)Em 2000, o nibus espacial Endeavour

Geografia | Geografia Física | Cartografia | Orientação e Localização | Fusos Horários e horário de verão
UEM 2017UEM GeografiaTurma ENEM Kuadro

(Uem-pas 2017) 

Em 2000, o ônibus espacial Endeavour realizou uma missão internacional chamada Shuttle Radar Topography Mission (SRTM) com o objetivo de realizar o mapeamento tridimensional do planeta. As informações obtidas possuem muito mais precisão e legibilidade em diversas escalas para estudos que podem ser aplicados em projeção de estradas, levantamento geoquímico e geofísico, no planejamento urbano e de estruturas agrárias, entre outros.

 

Adaptado de OLIC, N. B.; SILVA, A. C. da; LOZANO, R. Vereda digital: Geografia.

São Paulo: Moderna, p.38.

 

 

O conhecimento e o mapeamento da cobertura e uso do solo são informações imprescindíveis para o planejamento e a formulação de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento de um lugar, de uma região ou de um país. Sobre o desenvolvimento tecnológico e suas aplicações, assinale a alternativa incorreta.

A

Os dados da SRTM estão em globos virtuais como o Google Earth e o Nasa World Wind, que geram visualizações da Terra em 3D. Governos, cientistas, militares e estudantes podem acessar gratuitamente os dados da SRTM via internet.

B

A agricultura de precisão, que utiliza sistemas de sensoriamento remoto, centros de pesquisas em biotecnologia e tecnologias da informação, caracteriza a agricultura moderna. O uso de sensores conectados a satélites e tratores equipados com GPS, sistema que envia e recebe sinais de satélites, permitem o controle da produção em níveis local e mundial.

C

O grau de precisão dos mapas aumentou, permitindo melhorias na pesquisa de recursos naturais e no controle do espaço. Para sua produção, utilizam-se dados coletados por satélites e por trabalho de campo. Tais informações são processadas por computadores, resultando em mapas digitais e bases de dados. Atualmente, os satélites que fotografam a superfície da Terra pertencem não só aos estados, mas também a empresas privadas. Muitas dessas empresas vendem imagens sob encomenda.

D

O Global Positioning System (GPS) foi desenvolvido pelos EUA exclusivamente para uso civil. O receptor GPS localiza pontos com base em informações fornecidas por satélites, estabelecendo as coordenadas de localização com precisão, facilitando a locomoção. Os EUA são o único país que desenvolveu o sistema, tornando-o acessível ao mundo todo.

E

O Geoprocessamento e o Sistema de Informações Geográficas (SIG) podem ser utilizados na saúde pública para estudar epidemias causadas por micro-organismo que se reproduz em água parada, em uma determinada região. É possível cartografar os casos de ocorrência e, com o auxílio das imagens produzidas pelo SIG, identificar com precisão as fontes de águas contaminadas causadoras da epidemia. Com isso, é possível planejar medidas mais eficazes de combate ao micro-organismo.