ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(Uepa 2015) TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:Leia o te

(Uepa 2015) 

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
Leia o texto para responder à(s) questão(ões).
AS TÉCNICAS, O TEMPO E O ESPAÇO GEOGRÁFICO

“É por demais sabido que a principal forma de relação entre o homem e a natureza, ou melhor, entre o homem e o meio, é dada pela técnica. As técnicas são um conjunto de meios instrumentais e sociais, com os quais o homem realiza sua vida, produz e, ao mesmo tempo, cria espaço [...]
Sem dúvida, o espaço é formado de objetos [...] o espaço visto como um conjunto de objetos organizados segundo uma lógica e utilizados (acionados) segundo uma lógica.
[...] Na realidade, toda técnica é história embutida. Através dos objetos, a técnica é história no momento da sua criação e no de sua instalação e revela o encontro, em cada lugar, das condições históricas (econômicas, socioculturais, políticas, geográficas) que permitiram a chegada desses objetos e presidiram à sua operação.
O uso dos objetos através do tempo mostra histórias sucessivas desenroladas no lugar e fora dele”
(SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo/razão e emoção. São Paulo: EDUSP, 2004 – p. 29-48)

A ilustração do texto expressa diferentes formas de produção e apropriação do espaço urbano e como os avanços técnico-científicos alteram a sua organização socioespacial e a dinâmica populacional, provocando disparidades no espaço mundial. Sobre esse processo é correto afirmar que:

A

nas grandes cidades, a apropriação do espaço ocorre independente da posição ou distinção de classes sociais, já que os avanços técnico-científicos permitem a ocupação de espaços até então considerados insalubres para a realização de atividades humanas.

B

no atual modelo de desenvolvimento capitalista, a população é atraída para as cidades em função da instalação de objetos técnicos, distribuídos de forma homogênea nos centros urbanos, reduzindo assim as desigualdades socioespaciais.

C

nos grandes centros urbanos, o avanço técnico-científico promoveu a verticalização espacial, a aglomeração e a melhoria da qualidade de vida da população, o que contribuiu para a eliminação do problema de moradia nas cidades.

D

o avanço nas técnicas de produção industrial gerou uma atração populacional para os grandes centros urbanos, aumentando as desigualdades devido às diferentes condições de uso e apropriação do espaço urbano pela sociedade.

E

a modernização tecnológica tem viabilizado a execução de um planejamento urbano eficaz, influenciando na mobilidade populacional, reduzindo a concentração da população de baixa renda nas áreas periféricas das grandes cidades.