ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(Uepa 2015) UM MOMENTO DE DESORDEM MUNDIAL “Neste

(Uepa 2015)

UM MOMENTO DE DESORDEM MUNDIAL

“Neste começo de século, assistimos a uma reformulação de fronteiras e influências político-econômicas no mundo. Essa nova forma de organização mundial, baseada na existência de redes, fluxos e conexões, exige mudanças no método [...] de agrupar e separar territórios. [...]
Essa nova era é marcada pelo advento da globalização e da internet, que permitiu maior integração internacional e criou um novo espaço [...], o “território-mundo”, composto de uma sociedade mundial que compartilha os mesmos valores. A integração cada vez maior dos Estados e a soberania de um país através de um grupo [...] são demonstradas pela força dos blocos econômicos, que estabelecem uma concorrência acirrada entre si para manter a influência sobre seus parceiros comerciais. [...]
Identifica-se um novo movimento de regionalização do espaço contemporâneo a partir de redes integradas ilegais de poder, como o tráfico de drogas e o terrorismo globalizado [...] e a reconfiguração dos territórios devido a mudanças nas relações de poder e ao hibridismo cultural”.

(Adaptado de Ciência Hoje On-line. In: http://cienciahoje.uol.com.br/resenhas/um-momento-de-desordem-mundial. Acesso em: 23/08/14.)

O trecho: "neste começo de século, assistimos a uma reformulação de fronteiras e influências político-econômicas no mundo", nos remete a pensar os conflitos e contradições no Oriente Médio. Sobre o assunto, assinale a alternativa que explica essa situação conflituosa.

A

A criação do Estado de Israel, numa região onde as reservas de petróleo estão praticamente esgotadas, explica o conflito entre árabes e libaneses.

B

Os grandes lucros provenientes do petróleo beneficiam a sociedade como um todo nos países árabes, justificam o conflito entre árabes e israelenses.

C

A disputa de terras favoráveis ao cultivo, como as encontradas na planície da Mesopotâmia, na área desértica da Síria e da Cisjordânia justifica o conflito entre esses países.

D

O emaranhado de culturas, religiões e interesses estrangeiros pelo controle das reservas petrolíferas, explicam os conflitos por disputas territoriais entre árabes e israelenses.

E

A criação do Estado Palestino desencadeou o conflito entre árabes e israelenses, devido à concentração de gás natural nessa região, riqueza essa que era controlada por Israel.