ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(Uepa 2015) TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:Leia o te

Geografia | Geografia Humana | Geografia Urbana | Organização do espaço urbano | Hierarquia Urbana
Geografia | Geografia Humana | Geografia Urbana | Problemas sociais urbanos | Segregação socioespacial
UEPA 2015UEPA GeografiaTurma ENEM Kuadro

(Uepa 2015)

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
Leia o texto para responder à(s) questão(ões).

AS TÉCNICAS, O TEMPO E O ESPAÇO GEOGRÁFICO

“É por demais sabido que a principal forma de relação entre o homem e a natureza, ou melhor, entre o homem e o meio, é dada pela técnica. As técnicas são um conjunto de meios instrumentais e sociais, com os quais o homem realiza sua vida, produz e, ao mesmo tempo, cria espaço [...]
Sem dúvida, o espaço é formado de objetos [...] o espaço visto como um conjunto de objetos organizados segundo uma lógica e utilizados (acionados) segundo uma lógica.
[...] Na realidade, toda técnica é história embutida. Através dos objetos, a técnica é história no momento da sua criação e no de sua instalação e revela o encontro, em cada lugar, das condições históricas (econômicas, socioculturais, políticas, geográficas) que permitiram a chegada desses objetos e presidiram à sua operação.
O uso dos objetos através do tempo mostra histórias sucessivas desenroladas no lugar e fora dele”
SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo/razão e emoção. São Paulo: EDUSP, 2004 – p. 29-48

Na ilustração do texto, observa-se que a “relação entre o homem e a natureza, ou melhor, entre o homem e o meio, é dada pela técnica”, cujo processo de globalização evidencia uma grande desigualdade socioeconômica, seja no espaço agrário ou no urbano. Nesse sentido, é correto afirmar que:

A

no mundo globalizado, as desigualdades socioeconômicas existentes tanto no espaço agrário quanto no urbano são resultantes das diferenças de acesso ao capital, aos recursos naturais, à tecnologia e aos bens e serviços.

B

as desigualdades socioeconômicas existentes tanto no espaço agrário como no urbano resultam da distribuição homogênea de bens materiais e da universalização da tecnologia nos países subdesenvolvidos.

C

tanto no espaço agrário quanto no urbano, as desigualdades socioeconômicas têm sido eliminadas pelas políticas públicas, a exemplo da pobreza e do desenvolvimento sustentável nos países subdesenvolvidos.

D

a eliminação da pobreza no espaço urbano e agrário tem se dado de forma homogênea nas diferentes regiões do mundo devido ao processo de globalização que universalizou o acesso e distribuição das tecnologias modernas.

E

no mundo contemporâneo, houve uma significativa redução da pobreza e da fome, haja vista que a expansão dos recursos tecnológicos utilizados na produção do espaço agrário e urbano garantiu a redução no preço dos alimentos.