Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Português - UEPA | Gabarito e resoluções

1-12 de 12
Questão
2014Português

(UEPA - 2014) Samos do Facebook Desde a semana passada, quando os governadores de So Paulo e Rio de Janeiro anunciaram o aumento de R$ 0,20 na passagem de nibus, a populao brasileira vem desencadeando uma das maiores revoltas pblicas que o pas j viu em mais de duas dcadas! claro que o aumento de tarifa foi apenas a gota dgua que fez toda essa revolta transbordar pela maioria das grandes cidades do pas. E, na minha opinio, a populao est corretssima em protestar! O Brasil tem hoje a 6 maior economia do mundo, mas tambm um dos pases mais corruptos e burocrticos do mundo! A grande maioria das decises que so tomadas pelos nossos governantes dificilmente favorece ou melhora a vida dos trabalhadores e cidados de bem. Quase R$ 30 bilhes de reais j foram gastos na preparao para a Copa do Mundo de 2014, segundo o governo federal, e por causa disso, a inflao s aumenta! Enquanto isso, o Brasil continua a investir pouco na educao e menos ainda na sade pblica. E, agora, querem enfiar guela abaixo do povo brasileiro mais um aumento no valor de um transporte pblico extremamente precrio e ineficiente. Mas o que o Facebook e as redes sociais tm a ver com isso? Praticamente TUDO! A maior parte da comunicao entre as pessoas que esto participando das manifestaes est sendo feita online atravs do Facebook, bem como de outras redes sociais tambm, como o Twitter, YouTube e o Google+. Realmente ns podemos comprovar o poder que as redes sociais tm e o efeito que elas podem causar na vida das pessoas! Todos os twitts e compartilhamentos, que comearam nas redes sociais, se transformaram em uma grande multido nas ruas protestando por melhorias em todo o pas! Um levantamento da agncia digital Today mostrou que os protestos geraram 548.944 publicaes nas principais redes sociais. O Twitter foi o meio mais utilizado pelas pessoas, com 88% (cerca de 483.839 posts). No Facebook foram 60 mil postagens. O Google+ e blogs correspondeu aos 2% restantes. As hashtags mais utilizadas foram: #vemprarua; #ogiganteacordou; #protestosp; #mudabrasil; #semviolencia; #democracianaotemfronteiras; #changebrazil. Esses nmeros correspondem apenas segunda-feira dia 17/06/13, mas j podemos ter uma ideia de como essas manifestaes esto mobilizando os brasileiros nas redes sociais. Brasileiros de pelo menos 13 pases se organizaram pelo Facebook para promover uma srie de protestos em solidariedade aos manifestantes brasileiros. Foram realizados protestos em pases como: Frana, Espanha, Reino Unido, Alemanha, Itlia, Portugal, Holanda, Irlanda, Blgica, Estados Unidos, Canad, Argentina e Mxico. Pelo nmero de participantes confirmados no Facebook, os dois maiores protestos foram realizados na Alemanha e na Irlanda. No Brasil, o grupo Anonymous assumiu um tipo de liderana ideolgica no Facebook durante essas manifestaes que acontecem pelo Brasil. Prova disso a fanpage principal do grupo no Facebook que teve uma guinada explosiva nos ltimos dias. O crescimento semanal de curtidas, segundo as estatsticas da prpria pgina, pulou de 7.000 por semana para cerca de 130 mil. Eram 400 mil fs na semana passada e hoje j so quase 850 mil fs. Eles englobam a manifestao pela reduo da tarifa do transporte pblico, criticam a corrupo, os erros de governo e injustias no pas. Manifestaes organizadas pelas redes sociais ainda so algo muito novo no Brasil e com dinmicas bem diferentes de qualquer outro tipo de manifestao que j aconteceu aqui. Os governantes que quiserem atuar de forma realmente democrtica vo ter que estudar as redes para poder dar uma resposta altura dessa nova realidade brasileira, em vez de ficarem s tentando localizar as lideranas do movimento. Enfim em momentos como esse que as relaes entre as redes sociais e as ruas se estreitam. Milhares de pessoas esto nas ruas relatando, pelas redes sociais, o calor da mobilizao social. Mas tambm h outras centenas de milhares de pessoas que esto nas redes interagindo, compartilhando e se posicionando a favor do movimento, o que aumenta ainda mais a mobilizao social, para alm das ruas! E nessa interao entre as redes sociais e as ruas que, principalmente, o Facebook ganha um papel de destaque. Fonte: http://www.felipe-moreira.com/manifestacoes-no-brasil-x-facebook/ No trecho: E, agora, querem enfiar guela abaixo do povo brasileiro mais um aumento no valor de um transporte pblico extremamente precrio e ineficiente, o autor faz o uso de uma figura de linguagem que tambm est presente em:

Questão
2014Português

(UEPA-2014) A literatura, ao longo dos anos, tem sido veículo de comunicação entre o sujeito e o mundo. A poesia de Castro Alves intitulada Condoreira é uma forte representante do poder comunicativo exercido pela palavra através da literatura. Com base nesta afirmação, marque a alternativa em que os versos demonstrem este caráter condoreiro da comunicação do poeta fundamentado no uso da hipérbole.

Questão
2014Português

(Uepa 2014) A poesia social de Castro Alves, por meio da denúncia da situação dos escravos, muitas vezes comunica a ânsia de liberdade. Marque a alternativa em que os versos demonstrem este tom denunciante de sua linguagem literária.

Questão
2014Português

(UEPA - 2014) TEXTO PARA A PRXIMA QUESTO: Liberdade, onde ests? Quem te demora? Quem faz que o teu influxo em ns no caia? Porque (triste de mim!), porque no raia J na esfera de Lsia* a tua aurora? Da santa redeno vinda a hora A esta parte do mundo, que desmaia. Oh!, venha... Oh!, venha, e trmulo descaia Despotismo feroz, que nos devora! Eia! Acode ao mortal que, frio e mudo, Oculta o ptrio amor, torce a vontade, E em fingir, por temor, empenha estudo. Movam nossos grilhes tua piedade; Nosso nmen tu s, e glria, e tudo, Me do gnio e prazer, Liberdade! (Bocage) Lsia = Portugal MOISS, Massaud. A Literatura Portuguesa Atravs dos Textos. So Paulo: Cultrix, 2006, p.239. O poema de Bocage organiza uma situao comunicativa interna em que se verificam os seguintes elementos fundamentais da comunicao: emissor, receptor (contido no prprio texto) e mensagem. No poema estes elementos so:

Questão
2012Português

(UEPA - 2012) Sobre Bocage, sabemos que foi um homem situado entre dois mundos, entre as regras rgidas de um Arcadismo decadente, refletindo um mundo racional, ordenado e concreto, e a liberdade de um Romantismo ascendente, quando a literatura se abre individualidade e renovao. (www.lpm-editores.com.br 03.09.11) O comentrio acima nos permite concluir que Bocage sofreu a violncia simblica quando uma regra pastoril e neoclssica, disfarada de gosto e verdade inquestionveis, impediu parcialmente a expresso de sua liberdade criadora. Interprete os versos abaixo e assinale os que tematizam a resistncia a tal regra.

Questão
2012Português

(UEPA - 2012) LXII Torno a ver-vos, montes; o destino Aqui me torna a pr nestes oiteiros; Onde um tempo os gabes deixei grosseiros Pelo traje da Corte rico e fino. Aqui estou entre Almendro, entre Corino, Os meus fiis, meus doces companheiros, Vendo correr os mseros vaqueiros Atrs de seu cansado desatino. Se o bem desta choupana pode tanto, Que chega a ter mais preo, e mais valia, Que da cidade o lisonjeiro encanto; Aqui descanse a louca fantasia; E o que t agora se tornava em pranto, Se converta em afetos de alegria. O campo como locus amoenus, livre de mazelas sociais e morais, foi o grande tema literrio poca neoclssica, quando a literatura tambm expressou uma resistncia Cidade, considerada ento violento smbolo do poder monrquico e da corrupo moral. Interprete as opes abaixo e assinale aquela em que se sintetiza o modo de resistncia expresso nos versos de Cludio Manuel da Costa acima transcritos.

Questão
2012Português

(Uepa 2012) [...] Não me basta saber que sou amado, Nem só desejo o teu amor: desejo Ter nos braços teu corpo delicado, Ter na boca a doçura de teu beijo. E as justas ambições que me consomem Não me envergonham: pois maior baixeza Não há que a terra pelo céu trocar; E mais eleva o coração de um homem Ser de homem sempre e, na maior pureza, Ficar na terra e humanamente amar. (BILAC, Olavo. Antologia: Poesias. São Paulo: Martin Claret, 2002. p. 37-55: Via-Láctea. Coleção a obra-prima de cada autor). Quando, a primeira vez, da minha terra Deixei as noites de amoroso encanto, A minha doce amante suspirando Volveu-me os olhos úmidos de pranto. Um romance cantou de despedida, Mas a saudade amortecia o canto! Lágrimas enxugou nos olhos belos... E deu-me o lenço que molhava o pranto. Quantos anos, contudo, já passaram! Não olvido porém amor tão santo! Guardo ainda num cofre perfumado O lenço dela que molhava o pranto... [...] (AZEVEDO, Álvares de. Lira dos Vinte Anos. São Paulo: Martins Fontes, 1996. Coleção Poetas do Brasil) Interprete os dois textos e, a seguir, relacione-os às afirmativas abaixo: I. O amor na concepção do poeta romântico mostra-se capaz de conciliar, em sua abrangência, componentes materiais e espirituais. II. Bilac se junta à tradição anti-romântica ao tratar o desejo como o que há de mais humano e terreno nas relações homem/mulher. III. Sendo a forma de composição uma violenta maneira de demarcar a oposição entre as estéticas, os autores utilizam métricas diferentes nos versos acima. IV. Nos versos de Álvares de Azevedo a experiência afetiva é espiritual e intimamente ligada a uma culpa que violentamente simboliza e reprime o desejo. De acordo com as afirmativas acima, a alternativa correta é:

Questão
2012Português

(UEPA - 2012) A literatura do amor corts, pode-se acrescentar, contribuiu para transformar de algum modo a realidade extraliterria, atua como componente do que Elias (1994)* chamou de processo civilizador. Ao mesmo tempo, a realidade extraliterria penetra processualmente nessa literatura que, em parte, nasceu como forma de sonho e de evaso. (Revista de Cincias Humanas, Florianpolis, EDUFSC, v. 41, n. 1 e 2, p. 83-110, Abril e Outubro de 2007 pp. 91-92) (*) Cf. ELIAS, N. O Processo Civilizador. Rio de Janeiro: Zahar, 1994, v.1. Interprete o comentrio acima e, com base nele e em seus conhecimentos acerca do lirismo medieval galego-portugus, marque a alternativa correta:

Questão
2012Português

(UEPA - 2012) Me Penitente Ouve-me, pois!... Eu fui uma perdida; Foi este o meu destino, a minha sorte... Por esse crime que hoje perco a vida, Mas dele em breve h de salvar-me a morte! E minhalma, bem vs, que no se irrita, Antes bendiz estes mandes ferozes. Eu seria talvez por ti maldita, Filho! sem o batismo dos algozes! Porque eu pequei... e do pecado escuro Tu foste o fruto cndido, inocente, Borboleta, que sai do lodo impuro... Rosa, que sai de ptrida semente! Filho! Bem vs... fiz o maior dos crimes Criei um ente para a dor e a fome! Do teu bero escrevi nos brancos vimes O nome de bastardo impuro nome. Por isso agora tua me te implora E a teus ps de joelhos se debrua. Perdoa triste que de angstia chora, Perdoa mrtir que de dor solua! [...] (www.dominiopublico.gov.br. Acessado em 07/10/2011) A fala do sujeito potico exprime uma das formas da violncia simblica denunciada por Castro Alves. No poema, mais do que os maus tratos sofridos fisicamente, denunciada a consequncia:

Questão
2012Português

(Uepa 2012) As diferenças etárias são muitas vezes causa de violência simbólica. Considerando isso, assinale os versos em que as frases expressam, de forma explícita, o tema básico de O Velho da Horta, fundamentado neste tipo de violência.

Questão
2012Português

(Uepa 2012) Há muitas formas de violência simbólica. Algumas se fundamentam no desrespeito aos caracteres externos (fenótipo) da variedade da espécie humana e, no caso específico, são, também, herança do nosso modelo socioeconômico de colonização. Interprete os versos abaixo de O Velho da Horta e reconheça a opção em que está sugerida essa forma de violência.

Questão
2012Português

(UEPA - 2012) Respirando os ares da modernidade literria, a esttica simbolista revela-se uma reao artstica referencialidade que violentamente restringe a palavra potica ao mundo das coisas e conceitos. No intuito de libertar a linguagem potica, o Simbolismo explora diversos recursos sensoriais a fim de sugerir mistrios. Simbolista, Alphonsus de Guimaraens escreve muitos textos que apelam para o smbolo visual, a imagem, carregado de insinuaes de misticismo e morte. Marque a alternativa cujos versos se relacionam ao comentrio acima.

1-12 de 12