(UEPA - 2012)
“A literatura do amor cortês, pode-se acrescentar, contribuiu para transformar de algum modo a realidade extraliterária, atua como componente do que Elias (1994)* chamou de processo civilizador. Ao mesmo tempo, a realidade extraliterária penetra processualmente nessa literatura que, em parte, nasceu como forma de sonho e de evasão.”
(Revista de Ciências Humanas, Florianópolis, EDUFSC, v. 41, n. 1 e 2, p. 83-110, Abril e Outubro de 2007 pp. 91-92)
(*) Cf. ELIAS, N. O Processo Civilizador. Rio de Janeiro: Zahar, 1994, v.1.
Interprete o comentário acima e, com base nele e em seus conhecimentos acerca do lirismo medieval galego-português, marque a alternativa correta:
as cantigas de amor recriaram o mesmo ambiente palaciano das cortes galegas.
“a literatura do amor cortês” refletiu a verdade sobre a vida privada medieval.
a servidão amorosa e a idealização da mulher foi o grande tema da poesia produzida por vilões.
o amor cortês foi uma prática literária que aos poucos modelou o perfil do homem civilizado.
nas cantigas medievais mulheres e homens submetem-se às maneiras refinadas da cortesia.