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Questões de Português - UFF 2010 | Gabarito e resoluções

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Questão 2
2010Português

(UFF - 2010) INIMIGO OCULTO dizem que em algum ponto do cosmos (Le silence ternel de ces espaces infinis meffraie)* um pedao negro de rocha do tamanho de uma cidade - voa em nossa direo perdido em meio a muitos milhares de asteroides impelido pelas curvaturas do espao-tempo extraviado entre rbitas e campos magnticos voa em nossa direo e quaisquer que sejam os desvios e extravios de seu curso deles resultar matematicamente a inevitvel coliso no se sabe se quarta-feira prxima ou no ano quatro bilhes e cinquenta e dois da era crist Ferreira Gullar *(O silncio eterno desses espaos infinitos me assusta) Identifique a opo que apresenta a explicao adequada para o efeito de sentido resultante do uso lingustico especificado.

Questão
2010Português

(UFF -2010) A DESCOBERTA DA AMRICA E A BARBRIE DOS CIVILIZADOS A conquista da Amrica pelos europeus foi uma tragdia sangrenta. A ferro e fogo! Era a divisa dos cristianizadores. Mataram vontade, destruram tudo e levaram todo ouro que havia. Outro espanhol, de nome Pizarro, fez no Peru coisa idntica com os incas, um povo de civilizao muito adiantada que l existia. Pizarro chegou e disse ao imperador inca que o papa havia dado aquele pas aos espanhis e ele viera tomar conta. O imperador inca, que no sabia quem era o papa, ficou de boca aberta, e muito naturalmente no se submeteu. Ento Pizarro, bem armado de canhes conquistou e saqueou o Peru. Mas que diferena h, vov, entre estes homens e aquele tila ou aquele Gengis-C que marchou para o ocidente com os terrveis trtaros, matando, arrasando e saqueando tudo? A diferena nica que a histria escrita pelos ocidentais e por isso torcida a nosso favor. Vem da considerarmos como feras aos trtaros de Gengis-C e como heris com monumentos em toda parte, aos clebres conquistadores brancos. A verdade, porm, manda dizer que tanto uns como outros nunca passaram de monstros feitos da mesmssima massa, na mesmssima forma. Gengis-C construiu pirmides enormes com cabeas cortadas aos prisioneiros. Vasco da Gama encontrou na ndia vrios navios rabes carregados de arroz, aprisionou-os, cortou as orelhas e as mos de oitocentos homens da equipagem e depois queimou os pobres mutilados dentro dos seus navios. Monteiro Lobato, Histria do mundo para crianas. Captulo LX Monteiro Lobato narra a histria das civilizaes sob um ponto de vista crtico contrrio tradio ocidental, evidenciando as diferenas de comportamento entre as civilizaes. Assinale a opo que exemplifica a disparidade das vises no encontro histrico de civilizaes diferentes.

Questão
2010Português

TEXTO PARA AS PRÓXIMAS 2 QUESTÕES: Tudo o que aqui escrevo é forjado no meu silêncio e na penumbra. Vejo pouco, ouço quase nada. Mergulho enfim em mim até o nascedouro do espírito que me habita. Minha nascente é obscura. Estou escrevendo porque não sei o que fazer de mim. Quer dizer: não sei o que fazer com meu espírito. O corpo informa muito. Mas eu desconheço as leis do espírito: ele vagueia. Meu pensamento, com a enunciação das palavras mentalmente brotando, sem depois eu falar ou escrever esse meu pensamento de palavras é precedido por uma instantânea visão sem palavras, do pensamento palavra que se seguirá, quase imediatamente diferença espacial de menos de um milímetro. Antes de pensar, pois, eu já pensei. Clarice Lispector. Um sopro de vida. (Uff 2010) O modo de Clarice Lispector ver a criação literária guarda relação com o momento histórico em que ela escreve. Em outros momentos históricos, outras relações ocorreram. Assinale a opção correta.

Questão
2010Português

(UFF - 2010) Tudo o que aqui escrevo forjado no meu silncio e na penumbra. Vejo pouco, ouo quase nada. Mergulho enfim em mim at o nascedouro do esprito que me habita. Minha nascente obscura. Estou escrevendo porque no sei o que fazer de mim. Quer dizer: no sei o que fazer com meu esprito. O corpo informa muito. Mas eu desconheo as leis do esprito: ele vagueia. Meu pensamento, com a enunciao das 5 palavras mentalmente brotando, sem depois eu falar ou escrever - esse meu pensamento de palavras precedido por uma instantnea viso sem palavras, do pensamento - palavra que se seguir, quase imediatamente - diferena espacial de menos de um milmetro. Antes de pensar, pois, eu j pensei. Clarice Lispector. Um sopro de vida. Assinale a opo que corresponde ao pensamento de Clarice Lispector sobre a criao literria, no texto.

Questão
2010Português

(Uff 2010) Na organização sintático-semântica do Texto VII, o emprego da expressão será que se justifica por:

Questão
2010Português

(UFF-RJ-2010) Cacá Diegues desbrava o Brasil como os brasilianistas de outrora e mostra uma população alijada que tenta se manter entre a cultura tradicional transmitida por seus antepassados e a modernidade, que como um bandeirante entra nos mais longínquos rincões do Brasil. O eterno retorno e a interminável travessia resgatada, entre outros, por Euclides da Cunha emergem na obra de Diegues. O filme é uma forma contemporânea de denunciar o Brasil que conhecemos pouco. http://www.facasper.com.br/cultura/site/ensaio. Adaptação. Texto I O sertanejo é, antes de tudo, um forte. Não tem o raquitismo exaustivo dos mestiços do litoral. A sua aparência, entretanto, no primeiro lance de vista, revela o contrário. É desgracioso, desengonçado, torto. Hércules-Quasímodo é o homem permanentemente fatigado. Entretanto, toda essa aparência de cansaço ilude. No revés o homem transfigura-se e da figura vulgar do tabaréu canhestro reponta, inesperadamente, o aspecto dominador de um titã acobreado e potente, num desdobramento surpreendente de força e agilidade extraordinárias. Euclides da Cunha, Os sertões. Texto II a) Caracterize os efeitos de sentido que a intertextualidade do Texto II (aspectos verbais e não verbais) apresenta com o fragmento de Os sertões (Texto I). b) Observe a diferença de pontuação entre O sertanejo é, antes de tudo, um forte. (Texto I) e O sertanejo é antes de tudo um agitador! (Texto II) e comente os aspectos semântico-estilísticos na produção de sentidos nessas duas frases.

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