Gabarito UFJF - Provas Anteriores

ITA
IME
ENEM
FUVEST
UNICAMP
UNESP
ESPCEX
AFA
1-15 de 90
Questão 2
2019Física

Ao localizar refugiados em um local plano no deserto, o governo de um pas do Oiente Mdio resolve utilizar um avio para lanar alimentos e outros itens de primeira necessidade, dada a impossibilidade de outros meios de transporte chegar rapidamente ao local. Um equipamento do avio permite ao piloto registrar o grfico da variao da altura com o tempo de queda do pacote que contm o material de ajuda humanitria. Observe o grfico mostrado na Figura, e considere que em tros o pacote se desprende do avio. Para o pacote poder cair o mais prximo possvel dos refugiados, razovel afirmar que (despreze a resistncia do ar e considere a acelerao da gravidade g=10m/s

Questão
2019Química

(UFJF - 2019) O fosgnio, COCl2, um composto organoclorado txico e corrosivo, porm, importante na indstria de polmeros, corantes e produtos farmacuticos. O estudo da reao reversvel de produo do fosgnio determinou a entalpia de formao (reao direta) como sendo -57kJ/mol. Considere a decomposio do COCl2(reao inversa) ocorrendo sob duas condies: no primeiro caso(Condio A)a energia de ativao da reao de decomposio do COCl2foi de +70kJ/mol, enquanto no segundo caso(Condio B)a energia de ativao desta reao passa a ser +60kJ/mol. Ambas as condies esto descritas graficamente nas figuras abaixo: A respeito destes processos, assinale a alternativa correta:

Questão
2019Matemática

Em trs sofs de dois lugares cada, dispostos em uma fila, devero se assentar 3 rapazes e 3 moas. Uma expresso que permite calcular a quantidade de maneiras que essas pessoas podem se sentar nesses sofs, de modo que em cada sof fiquem assentados um rapaz e uma moa,

Questão
2019Biologia

(UFJF/PISM -2019) O atendimento ambulatorial para transgneros no Ministrio da Sade, regulamentado pela Portaria n 2803, de 19 de novembro de 2013, teve um aumento de 32% entre 2015 e 2016. Em 2016 foram feitas 4.467 consultas, em comparao a 3.388 em 2015. A terapia hormonal no processo transexualizador cresceu 187% no perodo. Em 2015, foram 52 procedimentos. Em 2016, 149. A expanso, de acordo com o Ministrio da Sade, resultado do maior nmero de centros habilitados para fazer esse atendimento. (Texto adaptado. O Estado de So Paulo. Terapia hormonal para mudana de sexo quase triplica no pas, 25 jan. 2017.) Caso uma pessoa do sexo masculino se reconhea como do gnero feminino e deseje fazer terapia hormonal assistida para o processo transexualizador, qual o principal hormnio que dever ser utilizado para o desenvolvimento das caractersticas sexuais secundrias femininas? Marque a alternativa CORRETA:

Questão
2018Biologia

(Pism/UFJF-2018) O consumo abusivo de lcool e o uso de maconha, cocana e outras drogas ilcitas so considerados srios problemas de sade pblica, j que prejudicam o funcionamento do sistema nervoso dos usurios. O consumo dessas drogas altera a transmisso do impulso nervoso, afetando a comunicao entre os neurnios em regies especficas do crebro. Sobre o funcionamento do tecido nervoso assinale a alternativa INCORRETA:

Questão
2018Física

Na resolução, use quando necessário: g = 10 m/s,= 3,14, c = 3,0 xm/s Para uma feira de ciências, os alunos pretendem fazer uma câmara antigravidade. Para isso, os estudantes colocaram duas placas metálicas paralelas entre si, paralelas à superfície da Terra, com uma distância de 10,0 cmentre elas. Ligando essas placas a uma bateria, eles conseguiram criar um campo elétrico uniforme de 2,0 N/C.Para demonstrar o efeito antigravidade, eles devem carregar eletricamente uma bolinha de isopor e inseri-la entre as placas. Sabendo que a massa da bolinha é igual a 0,50 ge que a placa carregada negativamente está localizada no fundo da caixa, escolha a opção que apresenta a carga com que se deve carregar a bolinha para que ela flutue. Considere que apenas a força elétrica e a força peso atuam sobre a bolinha.

Questão
2018História

(Ufjf-pism 1 2018) Leia atentamente os documentos abaixo: Documento 1 Documento 2 Documento 3 Foi no Renascimento que se sistematizou uma forma de representar o espaço real e tridimensional (realidade) partindo de uma abstração matemática que ficou conhecida como perspectiva. Na Renascença, quase toda pintura obedecia a esse método de representação. A perspectiva era um expediente geométrico que produzia a ilusão da realidade, mostrando os objetos no espaço em suas posições e tamanhos corretos. A perspectiva capta os fatos visuais e os estabiliza, transformando o ponto fixo de um observador para o qual o mundo todo converge. Ao comparar os três documentos apresentados, é CORRETO afirmar que:

Questão
2018Matemática

Determine o conjunto soluo para a equao a seguir: .

Questão
2018História

(Ufjf-pism 2 2018) No processo de Independência e ao longo do século XIX muitas nações latino-americanas foram marcadas pelo fenômeno político conhecido como Caudilhismo. Documento 1 Cartaz com a imagem do argentino Juan Manuel de Rosas, considerado um dos grandes caudilhos do século XIX. Fonte: https://goo.gl/1xWbZP Documento 2 Na América Latina o termo caudilho ainda continua a ser usado, como o de cacique, para designar chefes de partido local ou de aldeia, com características demagógicas. Presentemente, parte dos estudiosos da ciência política creem que o Caudilhismo é particularmente significativo para a compreensão da gênese do militarismo na América Latina. Adaptado de BOBBIO, Norberto. Dicionário de Política, Brasília: Editora UnB, 2000. Com base nestas informações e em seus conhecimentos, assinale a alternativa CORRETA:

Questão
2018Física

(Ufjf - 2018) Para economizar energia, voc contratou uma bombeira hidrulica, chamada Maria Emmy, que instalou um sistema de aquecimento solar para um reservatrio de gua. O reservatrio conectado ao chuveiro de sua casa por 12 metros de tubulao com dimetro de 1cm. Quando a torneira aberta, o chuveiro apresenta uma vazo constante de 6 litros por minuto. Quanto tempo voc deve esperar para comear a cair gua quente no chuveiro? Utilize

Questão
2018História

(Ufjf-pism 2 2018) Observe o documento abaixo: Com relação à Comuna de Paris assinale a alternativa CORRETA:

Questão
2017História

(Ufjf-pism 2 2017) Leia atentamente o texto abaixo e em seguida responda: O Ato Adicional de 1834 reformou a constituição em sentido descentralizante. Criou as assembleias provinciais, concedendo mais poder às províncias, e aboliu o Conselho de Estado. À maior descentralização seguiu-se um recrudescimento dos conflitos e revoltas provinciais. Nunca houve período mais conturbado na história do Brasil. CARVALHO, J. M.. D. Pedro II: ser ou não ser. São Paulo: Companhia das Letras, 2007, p. 36. As revoltas ocorridas durante o período regencial expressavam um grande descontentamento com o projeto centralizado de Estado, liderado pelas elites enraizadas na Corte. Sobre as revoltas regenciais é CORRETO afirmar que:

Questão
2017História

Leia as afirmações a seguir. A História chamada de Antiga faz parte do repertório cultural do Ocidente. Ela representa para nós uma espécie de História das nossas origens. A História Antiga é vista como o ponto inicial de nossa jornada através da História. GUARINELLO, N. História Antiga. São Paulo: Contexto, 2013. p. 8. Adaptado. Existe em nossa atualidade uma série de características que podem ser consideradas, de alguma forma, heranças recebidas da Antiguidade greco-romana. Entre elas, assinale a alternativa CORRETA:

Questão
2017História

(Ufjf-pism 2 2017) A partir do final do século XVIII, as novas regras e condutas burguesas passaram a ganhar popularidade. As intimidades fisiológicas, atitudes à mesa, comportamento de homens e mulheres eram algumas dessas maneiras que indicavam civilidade. Os manuais de bom-tom fizeram um certo sucesso no século seguinte, sobretudo no que se refere aos papéis sociais dos indivíduos. Tais papéis foram incorporados, paulatinamente, pela população europeia. Em relação a essas novas normas de conduta relativas ao comportamento de homens e mulheres, assinale a resposta CORRETA:

Questão
2017História

(Ufjf-pism 2 2017) Leia atentamente o texto abaixo sobre a implantação do transporte ferroviário no Brasil do século XIX. No século XIX, os caminhos de ferro simbolizavam o progresso material das nações. O Mundo Ocidental conheceu um fenômeno denominado coqueluche ferroviária para expressar a grande expansão das vias férreas, na época. (...) O Brasil manifestou interesse pelas ferrovias ainda na primeira metade do século XIX, quando esse sistema de transporte engatinhava nos países desenvolvidos. A expansão da economia primário-exportadora demandava uma infraestrutura de transporte eficiente que reduzisse os custos de ocupação das fronteiras. (...) A precariedade dos transportes por tropas representava um ponto de estrangulamento no processo de crescimento da produção agrária no país. BORGES, B.G. Ferrovia e modernidade. Revista UFG, Dez. 2011, Ano XIII n. 11, p. 28-29. Acerca desse contexto histórico, é CORRETO afirmar que:

1-15 de 90
NOVIDADES
Kuadro