ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UFJF)Analise as duas tirinhas abaixo.Com base nos

Geografia | Geografia Humana | Meio Ambiente | Problemas ambientais e aquecimento global
UFJF 2020UFJF GeografiaTurma ENEM Kuadro

(UFJF)

Analise as duas tirinhas abaixo.

Com base nos conceitos usados nas tirinhas, marque a resposta CORRETA:

A

As formações vegetais, sobretudo as florestais, contribuem para o fornecimento de água para a atmosfera e o processo de desmatamento na Floresta Amazônica pouco interfere na ocorrência de chuvas em outras regiões do Brasil e da América do Sul.

 

B

Rios voadores é o nome dado ao transporte de umidade feito pelos ventos que escoam entre 1500 e 3000 metros de altitude, a leste da Cordilheira do Andes, e que provocam a ocorrência de chuvas do centro até o sudeste do continente sul-americano.

 

C

A cobertura vegetal possui papel fundamental no clima e na disponibilidade hídrica; dessa forma, preservar e restaurar as formações vegetais contribui para a intensificação do aquecimento global.

 

D

O desmatamento da floresta Amazônica modifica apenas o ciclo hidrológico local, pois as precipitações que ocorrem em outros locais da América do Sul dependem, apenas, da atuação de outros sistemas atmosféricos.

E

Não existe relação entre a diminuição das áreas de vegetação natural e o comprometimento dos recursos hídricos, uma vez que os reservatórios de água são abastecidos pelas chuvas e pelos rios que são represados.