ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(Ufjf-pism 3 2020)Leia o texto abaixo e responda o

Geografia | Geografia Humana | Geopolítica | Focos de tensão | Focos de tensão: Europa
UFJF 2020UFJF GeografiaTurma ENEM Kuadro

(Ufjf-pism 3 2020) 

Leia o texto abaixo e responda o que se pede.

Entre protestos, Catalunha lembra 1º aniversário do referendo de independência

01 de outubro de 2018

“Distúrbios entre militantes separatistas radicais e forças de segurança foram registrados em Barcelona, ao fim de uma manifestação para celebrar o primeiro aniversário do referendo sobre a independência da Catalunha. No plebiscito, considerado ilegal por Madri, mais de 2 milhões de eleitores aprovaram a independência da região. Dias depois da consulta popular, em 27 de outubro, o então presidente da região, Carles Puigdemont, fez um pronunciamento que foi considerado uma declaração de independência unilateral. O governo espanhol reagiu firmemente e interveio na região”.

Fonte: adaptado de http://www.afp.com. Acesso em 15/07/2019.

Com relação à questão da independência da Comunidade Autônoma da Catalunha em relação ao Reino da Espanha, a opção CORRETA é:

 

A

A violenta reação do governo espanhol ao referendo de 2017 foi considerada autoritária por grande parte da população no país, fazendo crescer o apoio à independência catalã em outras comunidades autônomas da Espanha.  

B

Além de questões históricas e culturais, a forte adesão dos catalães à independência da região tem também motivações econômicas: é uma região rica, porém sobretaxada pelo governo espanhol. 

C

Vem crescendo o apoio internacional à realização de uma negociação mediada entre Madri e a Generalitat da Catalunha, com os Estados Unidos se oferecendo para exercer essa função.  

D

Com a independência da Catalunha, o governo espanhol teme perder o acesso ao Mar Mediterrâneo, um espaço estratégico tanto militar quanto economicamente.  

E

Existem pressões externas por parte dos países membros da União Europeia para que a Catalunha se torne independente e, dessa forma, possa negociar de forma autônoma acordos comerciais intrabloco.