ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(Ufpe 2001)TEXTO 1Para um homem se ver a si mesmo,

(Ufpe 2001)

 

TEXTO 1


Para um homem se ver a si mesmo, são necessárias três coisas: olhos, espelho e luz.

Se tem espelho e é cego, não se pode ver por falta de olhos; se tem espelho e olhos e é de noite, não se pode ver por falta de luz. Logo, há mister luz, há mister espelho e há mister olhos.

Que coisa é a conversão de uma alma senão entrar o homem dentro de si e ver-se a si mesmo? (...) O pregador concorre com o espelho que é a doutrina.

(Padre Antônio Vieira: "Sermão da Sexagésima").

 

____________________________________________________________________________________________________________________________
TEXTO 2

"Ó almas presas mudas e fechadas,

nas pressões colossais e abandonadas,

Da dor no calabouço, atroz, funéreo!

Nesses silêncios solitários, graves

Do chaveiro do Céu, possuís as chaves

Para abrir-vos as Portas do Mistédo?!"

(Cruz e Souza: "Missal").

 

 

______________________________________________________________________________________________________________________
Os autores dos textos 1 e 2 abordam temas transcendentais, seguindo o modelo do movimento a que cada um pertenceu e o gênero literário que praticou. Sobre eles e suas obras, assinale a alternativa INCORRETA

A

Cruz e Souza foi o primeiro poeta negro do Brasil e pertenceu ao movimento simbolista. Nesse poema valoriza a realidade subjetiva e espiritualidade.   

B

Vieira, barroco e conceptista, fez predominar no texto 1 o jogo conceitual em um processo lógico de dedução e raciocínio.    

C

Os textos 1 e 2 têm a mesma finalidade e objetivo, pelo fato de terem o Barroco e o Simbolismo características comuns: linguagem preciosa, excesso de imagens e preocupação formal.    

D

No texto de Cruz e Souza, a busca da transcendência dá-se através da preponderância de símbolos e de um vocabulário ligado às sensações.   

E

Enquanto o texto 2 é emotivo e lírico, procurando comover o leitor, o texto 1 é persuasivo, procurando convencer o ouvinte sobre seus ensinamentos.