ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UFPI 2009) A membrana lateral das clulas epitelia

(UFPI 2009) A membrana lateral das células epiteliais exibe algumas especializações que constituem as junções celulares. A eletromicrografia a seguir apresenta as principais estruturas de três células do epitélio prismático simples do intestino. Identifique e caracterize as junções celulares funcionalmente, marcando a alternativa com as informações corretas.

A

Os microvilos, demonstrados no item 1, são estruturas exclusivas para a aderência entre células vizinhas no intestino delgado, devido à presença das proteínas placoglobinas e desmoplaquinas.

B

As estruturas conhecidas como interdigitações das membranas, demonstradas no item 2, facilitam a comunicação entre as células intestinais, devido à presença das proteínas ocludina e claudina.
 

C

As junções de adesão, caracterizadas pela presença das proteínas caderinas, são observadas na eletromicrografia, somente no item 5.
 

D

As junções conhecidas como gap junction, indicadas no item 5, permitem comunicação entre as células, devido à presença de proteínas conexinas que se agrupam, deixando poros para passagem de moléculas.

 

E

As junções indicadas nos itens 4 e 5 são funcionalmente similares, pois os desmossomos e as junções tipo gap são específicas para a adesão celular.