ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UFPI 2009) Analise o desenho esquemático, represe

(UFPI 2009) Analise o desenho esquemático, representativo do ciclo de vida de um protozoário unicelular, que pode infectar diferentes animais em um ciclo alternado entre insetos e vertebrados. Marque a alternativa que contempla somente conhecimentos corretos.

A

O protozoário do ciclo de vida é o Toxoplasma gondii. O mosquito Anopheles infectado (1), quando ataca uma pessoa, reproduz-se em células do intestino (2) e forma oocistos (3), que se reproduzem (4) e liberam gametas masculinos e femininos (5), os quais se fundem egeram o zigoto (6) e produzem os taquizoítos (7), que são excretados (8) e novamente atacam os mosquitos.

B

O protozoário do ciclo de vida é o Plasmodium. O mosquito Anopheles infectado pica uma pessoa e libera esporozoítos (1), que, no fígado, mudam de forma para merozoítos (2), que se reproduzem em células sanguíneas vermelhas (3) e eclodem de uma grande quantidade de células infectadas (4), gerando gametócitos masculinos e femininos (5). No estômago dos mosquitos, os gametócitos são transformados em microgametas e macrogametas (6), que se fundem e geram zigotos (7), os quais se implantam na parede do estômago do mosquito e crescem formando oocistos, para a produção de novos esporozoítos (8).

C

O protozoário do ciclo de vida é o Crytosporidium parvum, que, no ambiente, ataca o mosquito (1), este, por sua vez, libera esporozoítos (2), os quais penetram em células sanguíneas (3), transformando-se em trofozoítos (4), formando os gametas (5 e 6), os quais, por seu turno, formam microgametócitos (7), que se fecundam e formam os oocistos, os quais, novamente, invadem o mosquito.

D

O protozoário do ciclo de vida é o Plasmodium. O mosquito Anopheles infectado pica uma pessoa e libera taquizoítos (1), que, no estômago, produzem gametócitos (2), os quais se reproduzem em células epiteliais (3) e eclodem de uma grande quantidade de células infectadas (4), as quais, algumas delas, eventualmente, geram gametócitos masculinos e femininos (5). No estômago dos mosquitos, os gametócitos são transformados em zigotos (6), que se fundem, geram os gametas (7), implantam-se, na parede do estômago do mosquito, e crescem formando oocistos, para a produção de taquizoítos.

E

O protozoário do ciclo de vida é o Toxoplasma gondii. O mosquito infectado (1), quando ataca uma pessoa, reproduz-se em células do intestino (2) e forma esporozoítos (3), os quais se reproduzem (4) e liberam merozoítos e gametas (4 e 5), que se fundem (6) e produzem os taquizoítos (7), que são excretados no meio ambiente (8) e novamente atacam os mosquitos.