ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UFU - 2016 - 1 FASE)Palavras do Baro de Geremoabo

(UFU - 2016 - 1ª FASE)  

Palavras do Barão de Geremoabo, latifundiário baiano:

O trabalho estava desorganizado porque a maioria das famílias estava sempre pronta para seguir o Conselheiro, muitos pequenos proprietários também vendiam seus bens e partiam para Canudos.

ATAÍDE, Yara Dulce Bandeira de. As origens do povo do Bom Jesus do Conselheiro. Revista da USP. São Paulo, n. 20, 1993-94. p. 89 (Adaptado).

A forte mobilização gerada em torno da figura de Antônio Conselheiro foi um dos elementos causadores da rebelião de Canudos, pois

A

o modelo de organização da produção que defendia, baseado em larga extensões de terra, conseguia atrair um grande número de trabalhadores assalariados.

B

sua aliança com os setores republicanos mais radicais foi fundamental na luta do governo federal contra o poder dos oligarcas.

C

seu carisma messiânico expressava concepções religiosas tradicionalistas e muito identificadas ao modo de vida camponês.

D

a sua aproximação com os setores tradicionais da Igreja Católica teve grande importância na mobilização dos camponeses, quase todos eles profundamente religiosos.